Ainda em comemoração ao quadragésimo segundo Aniversário do Ingresso das Mulheres na Marinha, foi realizada no dia oito de julho uma palestra com tema: “Mulheres e suas experiências em atividades operativas pela Marinha do Brasil”. O tema foi dividido em duas partes, a saber: a primeira parte ministrada pela Capitão de Fragata Márcia Braga e a segunda, ministrada pela Primeiro-Sargento (PD) Queli Bianca e a Terceiro-Sargento (ME) Letícia.
Participando de forma remota, através de videoconferência, a Capitão de Fragata Márcia Braga, atualmente servindo no Departamento de Operações de Paz – Escritório de Assuntos Militares – UNHQS-NY , compartilhou sobre suas experiências enquanto estava em Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), na África, na qual serviu como Assessora de Gênero da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), com foco em proteção de civis.
A comandante Márcia Braga compartilhou com as vinte e oito mulheres presentes, pertencentes à tripulação deste Centro de Instrução, sobre as formas de preparo para a missão, conhecimentos prévios para candidatura às vagas na ONU, processo de adaptação às novas realidades impostas pelo país em que estava destacada e qual o sentimento em receber o Prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU.
Já de forma presencial, também tivemos as duas únicas praças mulheres da tripulação do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, relatando sobre suas experiências e desafios a bordo do maior navio da Marinha do Brasil. As militares compartilharam sobre suas tarefas diárias, seus setores de trabalho, as regras de convivência com os demais tripulantes do navio e os desafios impostos. Atualmente, a tripulação do referido navio conta com cinco mulheres, sendo três oficiais e duas praças.
Para finalizar o evento foi oferecido às mulheres presentes um bolo simbólico, confeccionado pela Escola de Taifa do CIAA, como forma de parabenizá-las e homenageá-las pela data.