O suicídio é um tema de grande relevância não só nas Organizações Militares, mas em toda a sociedade, já que o suicídio atinge cerca de 800.000 pessoas todos os anos no mundo. O tema ainda é considerado um tabu, porém é comprovado que falar sobre o assunto pode reduzir os riscos de uma pessoa cometer o suicídio. Reconhecendo esta necessidade, o CIAA iniciou no mês de abril a Campanha de Valorização da Vida, que busca falar abertamente sobre suicídio e temas transversais, como gerenciamento de estresse, vínculos sociais e empatia.
A Campanha traz em sua programação, além de palestras, divulgação de informação e oficinas integrativas. Para abordar o assunto, o Núcleo de Assistência social (NAS) convidou a psicóloga Francimeire França de Lima, que ministrou uma palestra sobre “Prevenção ao Suicídio e os Comportamentos do Suicida”. A atividade ocorreu no dia 14 de Abril e teve como público-alvo os Elementos de Ligação das OM assistidas por este NAS. O evento foi bem recebido pelos Elementos de Ligação conforme registrado pelo SO-ET Gelson da Silva Brasil: “Foi de grande valia o aprendizado entregue pela Sra Francimeire. Devemos refletir nossas atitudes com o próximo, se estamos de fato dando a devida atenção à saúde emocional e psíquica.”
E compondo também essa rede de apoio de Valorização da Vida, os Capelães Navais de bordo estão desenvolvendo uma ampla abordagem dos temas transversais, com palestras curtas, aproveitando as atividades coletivas da tripulação e alunato. Neste mês de abril, abordou-se o tema Relacionamentos Saudáveis, atingindo diretamente 989 pessoas, com um conteúdo intitulado “5 Maneiras de se Relacionar com as Pessoas”, baseado nos livros: 25 Maneiras de Valorizar as Pessoas de John C, Maxwell, e Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie. Foram distribuídos folders com uma síntese do conteúdo aos participantes. Em maio, o tema será O Sentido da Vida, baseado nos conceitos de Viktor Frankl, criador da Logoterapia.