CIAA insere mulheres militares no ensino de Liderança

CIAA insere mulheres militares no ensino de Liderança
publicado em 06ABR2021
 
Foto: CB-GR Jeneffer
Segundo-sargento Adriana conduz aula de Relações Humanas e Liderança
 

Neste mês de abril, o Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento (C-Esp-HabSG) realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), entra em sua reta final, após o encerramento da carga horária das disciplinas previstas em currículo. Além de mudanças didático-pedagógicas, em 2021 o C-Esp-HabSG, acompanhando as evoluções sociais e as novas perspectivas de gênero contou com quatro instrutoras militares da ativa do sexo feminino na disciplina Relações Humanas e Liderança.

 

A proposta da inserção destas primeiras mulheres teve como objetivos proporcionar às alunas do curso uma referência feminina na condução de grupos, função que passarão a exercer com maior frequência ao se formarem Sargentos da Marinha do Brasil (MB) e também oferecer aos militares do sexo masculino a oportunidade de vivenciarem seu cotidiano letivo sob a liderança de mulheres, realidade que se torna cada dia mais comum nas diversas Organizações Militares da MB.

 

A CT (T) Renata Nunes, CT (T) Pena, 1T (RM2-T) Bianca Guimarães e a 2°SG-EF Adriana fizeram parte do primeiro passo da busca de uma maior proporcionalidade entre gêneros na função de instrutoria e nas posições de liderança.