Alunos do Curso de Política e Estratégias Marítimas visitam CIAA

Alunos do Curso de Política e Estratégias Marítimas visitam CIAA
Publicado em 04AGO2021

Os alunos do Curso de Política e Estratégias Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval visitaram as instalações da Escola dos C-QTE (Cursos de Qualificação Técnica Especial) do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e participaram de uma apresentação sobre “Tecnologias Emergentes”. Foram apresentadas aos visitantes as ações de capacitação técnica desenvolvidas na forma de cursos livres, de maneira a fazer frente a estas tecnologias, principalmente em virtude da chegada dos novos meios de superfície para a Marinha do Brasil (MB).

Este overview trouxe aos alunos informações antes desconhecidas e que, segundo os próprios, devem ser conhecidas por todos.

           Oficiais-alunos do C-PEM assistem a palestra
 

Espelhada nos projetos em desenvolvimento, foi também apresentada aos Oficiais-alunos do C-PEM a preocupação existente em melhorar o CIAA, tanto no contexto da infraestrutura, quanto na parte pedagógica. Com ênfase no “carro-chefe” que é o projeto didático-pedagógico, a apresentação despertou a curiosidade dos visitantes quanto à iniciativa de se implantar novas tecnologias no ensino e, com isso, deixar marcado o horizonte “CIAA - Transformação digital no Século XXI”, especialmente:

  • Projeto de implantação de laboratório de impressão 3D que contribuirá na massificação dos conhecimentos obtidos através da modelagem 3D;

  • Criação de impressora 3D totalmente concebida em material reaproveitado sendo a primeira construída na MB; e

  • Desenvolvimento de simulador inverter, que é uma nova tecnologia de refrigeração, concebido pelos instrutores da Escola de Máquinas.