CIAA promove oficina de higienização bucal com crianças do Profesp

Publicado 26OUT2022

 


Cirurgiões-Dentistas explicam a importância da higiene bucal

 

  Em homenagem ao dia do Dentista no Brasil, 25 de outubro, o Centro de Instrução Almirante Alexandrino promoveu uma oficina de orientação para limpeza e higienização bucal com as crianças do Programa Forças no Esporte (Profesp). A Divisão de Odontologia conduziu a atividade com o apoio dos Cirurgiões-Dentistas: CC (CD) Angélica, CT (RM2-CD) Pedrosa e 1ºT (RM2-T) Eloysa.

  As crianças aprenderam a importância de escovar os dentes regularmente, e como passar o fio dental para a prevenção de cáries, tártaro, entre outros, e também de fazer uma alimentação saudável.

 


Oficina de Higiene Bucal com as crianças do Profesp

 

  Destaca-se a importância desses profissionais na promoção à saúde bucal, e na prevenção e tratamento das doenças bucais, uma vez que, a boca desempenha diversas funções e é porta de entrada para muitos problemas sistêmicos que podem acometer o organismo. Além de deixar os dentes e a boca dos pacientes mais saudáveis, os dentistas também são importantes na construção da autoestima das pessoas. Para manter os cuidados fundamentais, evitando doenças e mantendo o sorriso saudável em dia, é primordial as consultas odontológicas. Deste modo, visitas regulares ao dentista – pelo menos a cada 6 meses – são essenciais para que esse profissional habilitado possa identificar e realizar o diagnóstico adequado da condição da saúde bucal da pessoa.

  A partir do diagnóstico, o dentista procede o planejamento e a adoção de condutas clínicas preventivas e de tratamento, que sejam necessárias à manutenção ou restabelecimento da saúde bucal do indivíduo. Muitas doenças orais começam de forma silenciosa e só apresentam sinais quando o quadro já está evoluído, sendo o sinal característico mais comum a dor de dente.

  Em consulta regular, o dentista avaliará a higienização oral (escovação e uso do fio dental), identificando se existem cáries ou problemas nas gengivas (doenças periodontais); realizará o diagnóstico precoce de câncer bucal; verificará a mordida (oclusão dentária) e uma possível necessidade estética do paciente.

  Cabe ressaltar que a Divisão de Odontologia do CIAA, além dos militares mencionados acima, é composta pelos militares: CT (CD) Myrna, 2ºSG-HD Aline Samá, 2ºSG-EF Lopes, CB-RM2-EF Seixas e CB-RM Silas.

 

A saúde começa pela boca. Sorria!

Prevenir sempre será melhor que remediar”. Cuide-se!

Bem-aventurado seja o profissional que tem, todos os dias, a melhor recompensa que poderia ter: o sorriso de alguém.”

(Autor desconhecido)