CIAA forma 28 sargentos em Qualificação Técnica Especial

CIAA forma 28 sargentos em Qualificação Técnica Especial
Publicado em 15DEZ2020
 

O Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) realizou formatura de 28 sargentos nos Cursos de Qualificação Técnica Especial (C-QTE) nas áreas de Eletrônica, Mecatrônica e Telemática. A cerimônia de coroação do esforço e dedicação dos alunos aconteceu no dia 9 de dezembro e foi presidida pelo Comandante do CIAA, Contra-Almirante Alexander Reis Leite.

Considerando o desenvolvimento tecnológico e a consequente modernização dos meios navais, a Marinha do Brasil necessita cada vez mais de pessoal qualificado, tanto no emprego quanto na manutenção dos sistemas operativos. Os egressos dos C-QTE adquirem durante o curso conhecimentos em áreas específicas de atuação, especialmente nas atividades de manutenção de Sistemas Navais e representam uma opção para os novos desafios que se avizinham.

 

Alunos dos C-QTE recebem diploma durante cerimônia de formatura
 

O evento contou com a presença de representantes das Diretorias Especializadas em cada uma das áreas para a entrega dos seus respectivos prêmios aos primeiros colocados. O primeiro colocado do curso de Eletrônica, Terceiro-Sargento Arthur Carlos Fraga, recebeu o Prêmio “Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha” (DSAM) do Capitão de Mar e Guerra Leonardo Martins Barreira, Vice-Diretor da DSAM. O Terceiro-Sargento José Flavio Costa e Silva, primeiro lugar do Curso de Mecatrônica, recebeu o Prêmio “DEN de Tecnologia Mecatrônica” da Diretoria de Engenharia Naval, pelas mãos do Capitão Fragata (EN) Adriano David Pereira Salgado; e o Prêmio “Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha” foi entregue pelo Capitão de Corveta Nei Vicente Ferreira Moreira ao Segundo-Sargento Alvaro Tancredo Silva Santana, que logrou a primeira colocação do Curso de Informática.

Durante o curso e a cerimônia foram cumpridos todos os protocolos de combate à proliferação da COVID-19.