CIAA forma 168 Grumetes da Reserva de 2ª Classe da Marinha

CIAA forma 168 Grumetes da Reserva de 2ª Classe da Marinha
Publicado em 15DEZ2021
 
Grumetes desfilam em continência à Bandeira Nacional
 

No dia 9 de dezembro, 168 Grumetes da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2) juraram à Bandeira Nacional após conclusão do Estágio de Aprendizagem Técnica e Estágio Técnico para Praças (EAT/ETP) realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Renato Garcia Arruda, estando presente o Comandante do CIAA, Contra-Almirante Ricardo Fernandes Gomes.

 

Grumetes juram à Bandeira durante cerimônia
 

O juramento à bandeira representa o comprometimento daqueles que o proferem com a própria nação brasileira, defendendo seus valores, se necessário for, com o sacrifício da própria vida. Além disso, o momento marca a incorporação dos alunos como militares da Marinha do Brasil. Posteriormente os grumetes são designados para servirem nas Organizações Militares do Comando do 1º Distrito Naval.

Os EAT/ETP, com duração de doze semanas, têm como propósito preparar o voluntário incorporado, já possuidor de qualificação profissional nas áreas de saúde e industrial, para o exercício das funções típicas de praça especializada, ministrando-lhe a necessária instrução militar-naval, sendo promovidos a Marinheiro-RM2 ou Cabo-RM2. O currículo do curso é constituído de conhecimentos sólidos específicos necessários à formação militar-naval e é desenvolvido por meio de diversas disciplinas com destaque àquelas relacionadas a procedimentos e postura dos militares da Marinha.