Publicado em 13SET2023
Educadores e Militares da MB posam para foto
Reconhecendo que a educação financeira é o meio de prover informações e conhecimentos necessários sobre comportamentos básicos para lidar com dinheiro de forma mais consciente e assim contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de suas famílias, o Núcleo de Assistência Social do Centro de Instrução Almirante Alexandrino promoveu a Semana de Educação Financeira no período de 21 a 31 de agosto de 2023.
A atividade faz parte da Campanha “A sabedoria financeira é seu melhor investimento”, promovida pela Diretoria de Assistência Social da Marinha, e buscou atender o diversificado público atendido pelo NAS/CIAA, incluindo alunos e a tripulação das organizações militares apoiadas por este Órgão de Execução do Serviço de Assistência Social (OES).
As atividades tiveram como propósito atender ao objetivo estratégico de contribuir para a redução dos casos de inadimplência e superendividamento, previsto no Plano de Assistência Social da Marinha e foram divididas em três eixos, sendo eles: planejamento financeiro, endividamento e investimento.
No eixo “planejamento financeiro” foram promovidas palestras com educadores financeiros para os alunos do C-Esp e QTPA do CIAA e para a tripulação da Casa do Marinheiro, Base de Abastecimento da Marinha no Rio de Janeiro e Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, totalizando um público de aproximadamente 739 militares/servidores civis.
Durante as palestras foram abordados os tipos de despesas, formas de controle dos gastos, fases de comportamento financeiro, situações de endividamento e a importância do diálogo familiar para a prosperidade financeira da família.
Ainda no eixo “planejamento financeiro” foram promovidas palestras sobre “Emoções e Finanças”, que abordaram a relação entre saúde mental e situação financeira, mostrando a influência das questões emocionais na vida financeira e o estresse causado pela má administração dos recursos. As palestras foram realizadas para a tripulação do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, Laboratório Farmacêutico da Marinha e Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, totalizando um público-alvo de aproximadamente 277 participantes.
No eixo “endividamento” realizou-se parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e foi promovida uma roda de conversa com o tema “Como avaliar os contratos de empréstimos e ficar livre de empréstimos”, conduzida pelo Subcoordenador da Comissão de Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Núcleo de Defesa do Consumidor, Sr. Thiago Basílio, contando com a participação de cerca de 50 militares e servidores civis do CIAA e OM apoiadas pelo NAS, e teve avaliação bastante positiva, conforme depoimento do 2°SG-ET Fábio Cardoso de Jesus, do CIAA: “Venho agradecer ao setor NAS pela iniciativa de trazer a nossa classe de militares o conhecimento da educação financeira. Pois a pouco tempo, foi publicado uma matéria da grande quantidade de militares que estão endividados. E cujos graduados, em especial os sargentos, possuem o maior percentual no vermelho. Tenho certeza que esta palestra trará excelentes resultados para um país que vive com a escassez da educação financeira. Obrigado.”
Ademais, foram selecionados 20 militares/servidores civis para realizarem consultoria financeira individual durante os meses de setembro e novembro, que possibilitará um atendimento individual e personalizado no qual o usuário receberá orientações sobre suas finanças para alcançar uma vida financeira saudável.
Por fim, no eixo “investimento” foi promovido o workshop “Como investir do zero”, onde foram abordados conteúdos sobre como investir, assim como os cuidados e protocolos que se deve ter atenção durante os investimentos, seja em renda fixa, seja em criptomoedas. O evento contou com 58 participantes, que puderam esclarecer dúvidas e iniciar seus investimentos com mais conhecimento e segurança.
Tripulação e Alunos assistem palestra sobre Educação Financeira