Alunos do Curso Especial de Nivelamento para a Área Nuclear do CIAA visitam Centro Industrial Nuclear de Aramar

Alunos do Curso Especial de Nivelamento para a Área Nuclear do CIAA visitam Centro Industrial Nuclear de Aramar
Publicado em 08DEZ2021
 

Uma comitiva do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, composta por 8 alunos do Curso Especial de Nivelamento para a Área Nuclear (C-Esp-NIVAN), sendo quatro praças, quatro oficiais do Corpo de Engenheiros e cinco instrutores da Escola de Cursos de Qualificação Técnica Especial (C-QTE), foram recebidos no Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), nos dias 25 e 26 de novembro, com objetivo de proporcionar aos alunos e futuros operadores do LABGENE, contato inicial com o ambiente no qual irão servir e desenvolver suas atividades.

 
Comitiva do CIAA em visita ao CINA
 

A programação da interação contou com palestra sobre o Programa Nuclear da Marinha e Programa de Submarinos, seguida de visita aos Simuladores de Engenharia. Cumprindo o roteiro acadêmico, foram visitados instalações de diversos laboratórios como o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE) que é o protótipo, em terra, da planta nuclear do futuro submarino com propulsão nuclear brasileiro e o Laboratório Radioecológico, sendo esse responsável pelo controle dos efluentes liberados para o meio externo do CINA e pelo monitoramento de amostras ambientais ao redor do Centro. Visitaram, ainda, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, onde tiveram um primeiro contato com um reator nuclear o IEA-R1.

O C-Esp-NIVAN nivela os conhecimentos dos alunos e após a conclusão das fases I e II do curso serão movimentados para o CINA onde continuarão o Programa de Formação de Operadores do LABGENE e atuarão nas atividades do Programa Nuclear da Marinha e Programa de Submarinos, programas estratégicos da Marinha.