Alunos do CIAA participam do World Clean Up Day em ação educativa

Alunos do CIAA participam do World Clean Up Day em ação educativa
Publicado em 24SET2021
 

O "World Cleanup Day" ou Dia Mundial de Limpeza das Praias ocorre simultaneamente em 180 países através da ação de indivíduos, governos, corporações e organizações, que são encorajadas a realizar ações de limpeza com o foco na conscientização para o descarte indevido de resíduos sólidos. O evento, que ocorre sempre no terceiro sábado de setembro, neste ano foi realizado no dia 18 de setembro e o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) contribuiu com a participação de 41 alunos do Curso de Formação de Cabos do Corpo Auxiliar de Praças.

Foram recolhidos 80 quilos de plásticos e outros poluentes, percorrendo aproximadamente 2 km de litoral, da orla da Praia do Flamengo à Enseada de Botafogo, em 2 horas de ação, sob supervisão da Divisão de Meio Ambiente do Centro de Instrução. Os resíduos foram entregues à Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB).

 

Foto: 3SG Jéssica
Alunos do CIAA participam de limpeza da orla do Rio de Janeiro
 

Antes da limpeza, para reforçar o caráter educativo-ambiental da iniciativa, foi proferida palestra aos alunos participantes com o tema "Combate ao Lixo no Mar", na qual foi enfatizando que 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra, devido ao descarte inadequado de resíduos fora de coletores apropriados e que o plástico é o principal poluente da atualidade, atrapalhando, junto com demais resíduos a navegação. Adicionalmente foi explanado que a Marinha do Brasil (MB) vem desenvolvendo ações em prol da diminuição da poluição marítima, sendo a contribuição com o “World Clean Up Day” apenas uma delas.