Coleta de Dados Batimétricos

    Os dados de batimetria consistem de posição e profundidade. Nesse sentido são empregadas embarcações equipadas com receptores DGPS (medindo a posição), ecobatímetros (medindo a profundidade), sensores de atitude (medindo o movimento da embarcação nos três eixos). Imprescindível ao correto emprego dos ecobatímetros, a velocidade de propagação do som na água é determinada por sensores como o Digibar, mini-CTD e velocímetros.

    Em sondagens com ecobatímetros de tecnologia monofeixe (singlebeam) adota-se linhas de sondagem paralelas e perpendiculares à isóbatas e ao talvegue, garantindo desta forma o correto delineamento da feição do fundo do rio.

    Em face da dinâmica das alterações observadas na Amazônia, adota-se a seguinte especificação técnica para o afastamento entre as linhas de sondagem: não superior a 1 cm do dobro da escala das cartas náuticas.

   A relativa perenidade observada nas regiões costeiras e oceânicas define uma especificação técnica para o afastamento entre as linhas de sondagem diretamente relacionada à profundidade, sem relação com a escala de representação das cartas náuticas.

    Em sondagens com ecobatímetros de tecnologia multifeixe (multibeam) adota-se linhas de sondagem paralelas à isóbatas, ou seja, no sentido longitudinal do talvegue.

    O afastamento entre as linhas de sondagem é igual a metade da largura de varredura, implicando em uma superposição de 100% das linhas de sondagem e uma ensonificação do fundo do rio de 200%.

    Esse valor da superposição é o recomendado para um correto processamento dos dados coletados.

    Nos trechos mais rasos o ecobatímetro multifeixe perde eficiência, sendo recomendado o emprego de embarcações menores com ecobatímetros monofeixe para a realização da sondagem.

   Após a realização da sondagem regular são realizadas sondagens de verificação. Nesse sentido são realizadas linhas de sondagem perpendiculares à da sondagem regular com a finalidade de confrontação e avaliação das sondagens.

    Em apoio à determinação das coordenadas das margens são realizadas linhas de contorno. Neste caso a embarcação de sondagem navega o mais próximo possível à margem, acompanhando, portanto, as suas alterações.