Colaboração do Navegante na Previsão de Tempo

Os centros de análise e previsão meteorológica de todos os países utilizam as observações de tempo como base para o seu trabalho. Sobre os continentes, tais observações são realizadas pelas redes de estações operadas pelos órgãos nacionais responsáveis pela prestação de serviços meteorológicos. Nas áreas marítimas, a obtenção de dados de observação é dificultada pela impossibilidade da instalação e operação de estações meteorológicas fixas.

 

Apesar dos progressos tecnológicos, que permitiram o uso de satélites artificiais e estações instaladas em boias para observações meteorológicas automáticas, as informações dos navegantes continuarão a ser a mais importante fonte de dados meteorológicos nas áreas marítimas. Nestas áreas, a confiabilidade da previsão de tempo está intimamente ligada à colaboração dos navegantes.

 

    A colaboração dos navegantes na previsão de tempo é consubstanciada pelas seguintes ações principais:

 

a) Observações Meteorológicas de Rotina e Mensagem SHIP;

 

b) Informações de Perigo;

 

A colaboração do navegante resultará em benefício próprio e está ligada à salvaguarda da vida humana no mar (de acordo com a Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar - SOLAS). Adicionalmente, o item 1201 da Norma da Autoridade Marítima 01/DPC (https://www.dpc.mar.mil.br/normas/normam) preceitua o preenchimento do "Diário de Navegação" que inclui o registro das observações meteorológicas e tem valor jurídico nos inquéritos decorrentes de acidentes de navegação.

 

É recomendável, portanto, que os Navegantes registrem as observações meteorológicas como regulamentado pela legislação brasileira. Caso desejem colaborar regularmente com o Centro de Hidrografia da Marinha que opera o Serviço Meteorológico Marinho oficial do Brasil, estão disponíveis informações sobre o braço nacional do Programa de Navios Observadores Voluntários da Organização Meteorológica Mundial, chamado VOS-BRASIL, no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-informacoes-gerais/vos-brasil.