Avaliações dos Clientes

O número de atendimentos realizado pelo BNDO no 2° semestre de 2022 foi de 255, dos quais 212 resultaram no fornecimento de dados, 09 não tiveram os dados fornecidos e 34 solicitações foram atendidas sem envio de dados. Dentre o total de solicitações cujos dados não foram fornecidos (09), em 05 delas os dados são inexistentes e em 04 constituem dados não contemplados pela NAD-DHN. Em análise ao perfil dos solicitantes, o público acadêmico foi o principal cliente neste semestre (40%), seguido por empresas (30%) e pelos militares (18%) (Figura 1).

 

Figura 1: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Perfil do público atendido.

 

Já em relação aos tipos de dados e informações mais requisitados, destacam-se os de marés (60,8%) e os meteorológicos (15,3%) (Figura 2).

 

Figura 2: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Dados e informações fornecidos.

 

A Tabela 1 apresenta o tempo de resposta em dias (mínimo, máximo e médio), agrupado por tipo de dado.

 

Tabela 1: Tempo de resposta em dias dos fornecimentos de dados, separados por tipo de dado.
  Batimetria Geologia LEPLAC Maré Meteorologia Oceanografia Outro
Máximo 42 57 27 35 21 102 10
Média 10,7 9,7 13,4 2,1 2,5 11,4 3,0
Mínimo 0 0 0 0 0 0 0

 

 

Neste semestre retornaram 112 avaliações (~ 44%). Dentre os itens avaliados pelo cliente foi observado que a maior nota foi dada a cordialidade no atendimento (4,97), enquanto a menor foi os meios de comunicação (4,71) (Figura 3). A diferença entre as avaliações é reflexo da necessidade de modernização do BNDO, principalmente relacionado aos procedimentos de validação e qualificação dos dados.

O ISGC, calculado com base nas avaliações recebidas, ficou acima da meta estabelecida. Embora este indicador tenha estado acima da meta de 90%, a taxa de retorno das avaliações é em grande parte referente aos dados de maré. Desta forma, esta avaliação pode estar sobre-estimada, camuflando assim, a satisfação do cliente em relação aos demais dados, como, por exemplo, a qualidade dos dados oceanográficos enviados.

 

Figura 3: Média dos critérios avaliados pelos clientes no Formulário de Avaliação.