O número de atendimentos realizado pelo BNDO no 2° semestre de 2024 foi de 344. Em análise ao perfil dos solicitantes, o público acadêmico foi o principal cliente neste semestre (39%), seguido por o público empresa (27%) e pelo particular (11%) (Figura 1).
Figura 1: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Perfil do público atendido.
Já em relação aos tipos de dados e informações mais requisitados, destacam-se os de marés (57%) e os meteorológicos (20,9%) (Figura 2).
Figura 2: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Dados e informações fornecidos.
A Tabela 1 apresenta o tempo de resposta em dias (mínimo, máximo e médio), agrupado por tipo de dado.
Batimetria | Geologia | LEPLAC | Maré | Meteorologia | Oceanografia | Outro | |
Máximo | 23 | 0 | 139 | 37 | 12 | 16 | 10 |
Média | 7,7 | 0 | 42 | 4,2 | 2,2 | 4,5 | 4,6 |
Mínimo | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Tabela 1: Tempo de resposta em dias dos fornecimentos de dados, separados por tipo de dado.
Neste semestre retornaram 73 avaliações (~ 21,3%). Dentre os itens avaliados pelo cliente foi observado que a maior nota foi dada para a cordialidade no atendimento (4,93), enquanto a menor foi os meios de comunicação (4,76) (Figura 3). A diferença entre as avaliações é reflexo da necessidade de modernização do BNDO, principalmente relacionada aos procedimentos de validação e qualificação dos dados.
O ISGC (Indicador de satisfação global do cliente), calculado com base nas avaliações recebidas, ficou acima da meta estabelecida. Embora este indicador tenha estado acima da meta de 90%, a taxa de retorno das avaliações é em grande parte referente aos dados de maré. Desta forma, esta avaliação pode estar sobre-estimada, camuflando assim, a satisfação do cliente em relação aos demais dados, como, por exemplo, a qualidade dos dados oceanográficos enviados.
Figura 3: Média dos critérios avaliados pelos clientes no Formulário de Avaliação.