O número de atendimentos realizado pelo BNDO no 2° semestre de 2022 foi de 255, dos quais 212 resultaram no fornecimento de dados, 09 não tiveram os dados fornecidos e 34 solicitações foram atendidas sem envio de dados. Dentre o total de solicitações cujos dados não foram fornecidos (09), em 05 delas os dados são inexistentes e em 04 constituem dados não contemplados pela NAD-DHN. Em análise ao perfil dos solicitantes, o público acadêmico foi o principal cliente neste semestre (40%), seguido por empresas (30%) e pelos militares (18%) (Figura 1).
Figura 1: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Perfil do público atendido.
Já em relação aos tipos de dados e informações mais requisitados, destacam-se os de marés (60,8%) e os meteorológicos (15,3%) (Figura 2).
Figura 2: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Dados e informações fornecidos.
A Tabela 1 apresenta o tempo de resposta em dias (mínimo, máximo e médio), agrupado por tipo de dado.
Batimetria | Geologia | LEPLAC | Maré | Meteorologia | Oceanografia | Outro | |
Máximo | 42 | 57 | 27 | 35 | 21 | 102 | 10 |
Média | 10,7 | 9,7 | 13,4 | 2,1 | 2,5 | 11,4 | 3,0 |
Mínimo | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Neste semestre retornaram 112 avaliações (~ 44%). Dentre os itens avaliados pelo cliente foi observado que a maior nota foi dada para a cordialidade no atendimento (4,97), enquanto a menor foi os meios de comunicação (4,71) (Figura 3). A diferença entre as avaliações é reflexo da necessidade de modernização do BNDO, principalmente relacionada aos procedimentos de validação e qualificação dos dados.
O ISGC (Indicador de satisfação global do cliente), calculado com base nas avaliações recebidas, ficou acima da meta estabelecida. Embora este indicador tenha estado acima da meta de 90%, a taxa de retorno das avaliações é em grande parte referente aos dados de maré. Desta forma, esta avaliação pode estar sobre-estimada, camuflando assim, a satisfação do cliente em relação aos demais dados, como, por exemplo, a qualidade dos dados oceanográficos enviados.
Figura 3: Média dos critérios avaliados pelos clientes no Formulário de Avaliação.