O número de atendimentos realizado pelo BNDO no 2° semestre de 2023 foi de 334. Em análise ao perfil dos solicitantes, o público acadêmico foi o principal cliente neste semestre (35%), seguido por o público empresa (27%) e pelo particular (18%) (Figura 1).
Figura 1: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Perfil do público atendido.
Já em relação aos tipos de dados e informações mais requisitados, destacam-se os de marés (55%) e os meteorológicos (17%) (Figura 2).
Figura 2: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Dados e informações fornecidos.
A Tabela 1 apresenta o tempo de resposta em dias (mínimo, máximo e médio), agrupado por tipo de dado.
Batimetria | Geologia | LEPLAC | Maré | Meteorologia | Oceanografia | Outro | |
Máximo | 36 | 2 | 10 | 24 | 16 | 40 | 4 |
Média | 6,6 | 2 | 1,7 | 1,7 | 1,9 | 4,9 | 3,6 |
Mínimo | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Neste semestre retornaram 78 avaliações (~ 32,2%). Dentre os itens avaliados pelo cliente foi observado que a maior nota foi dada para a cordialidade no atendimento (4,97), enquanto a menor foi os meios de comunicação (4,78) (Figura 3). A diferença entre as avaliações é reflexo da necessidade de modernização do BNDO, principalmente relacionada aos procedimentos de validação e qualificação dos dados.
O ISGC (Indicador de satisfação global do cliente), calculado com base nas avaliações recebidas, ficou acima da meta estabelecida. Embora este indicador tenha estado acima da meta de 90%, a taxa de retorno das avaliações é em grande parte referente aos dados de maré. Desta forma, esta avaliação pode estar sobre-estimada, camuflando assim, a satisfação do cliente em relação aos demais dados, como, por exemplo, a qualidade dos dados oceanográficos enviados.
Figura 3: Média dos critérios avaliados pelos clientes no Formulário de Avaliação.