Avaliações dos Clientes

O número de atendimentos realizado pelo BNDO no 2° semestre de 2024 foi de 344. Em análise ao perfil dos solicitantes, o público acadêmico foi o principal cliente neste semestre (39%), seguido por o público empresa  (27%) e pelo particular (11%) (Figura 1).

Figura 1: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Perfil do público atendido.

 

Já em relação aos tipos de dados e informações mais requisitados, destacam-se os de marés (57%) e os meteorológicos (20,9%) (Figura 2).

 

Figura 2: Detalhamento dos atendimentos do BNDO - Dados e informações fornecidos.

 

A Tabela 1 apresenta o tempo de resposta em dias (mínimo, máximo e médio), agrupado por tipo de dado.

 
  Batimetria Geologia LEPLAC Maré Meteorologia Oceanografia Outro
Máximo 23 0 139 37 12 16 10
Média 7,7 0 42 4,2 2,2 4,5 4,6
Mínimo 0 0 0 0 0 0 1

 

 

Tabela 1: Tempo de resposta em dias dos fornecimentos de dados, separados por tipo de dado.

Neste semestre retornaram 73 avaliações (~ 21,3%). Dentre os itens avaliados pelo cliente foi observado que a maior nota foi dada para a cordialidade no atendimento (4,93), enquanto a menor foi os meios de comunicação (4,76) (Figura 3). A diferença entre as avaliações é reflexo da necessidade de modernização do BNDO, principalmente relacionada aos procedimentos de validação e qualificação dos dados.

O ISGC (Indicador de satisfação global do cliente), calculado com base nas avaliações recebidas, ficou acima da meta estabelecida. Embora este indicador tenha estado acima da meta de 90%, a taxa de retorno das avaliações é em grande parte referente aos dados de maré. Desta forma, esta avaliação pode estar sobre-estimada, camuflando assim, a satisfação do cliente em relação aos demais dados, como, por exemplo, a qualidade dos dados oceanográficos enviados.

 

Figura 3: Média dos critérios avaliados pelos clientes no Formulário de Avaliação.