O Projeto

O projeto

O Projeto “Memória é patrimônio: olhares sobre o CFN” surgiu da intenção de resgatar e registrar a memória sobre fatos não-publicados do Corpo de Fuzileiros Navais, ao longo de sua história, a partir do olhar do militar que a vivenciou.

Mergulhando nas histórias relatadas por cada participante, será possível estabelecer um diálogo com o passado e conhecer os fatos relevantes que marcaram uma determinada época da Instituição, com o intuito de facilitar a apreensão do passado pelas gerações futuras e preservar a memória individual e coletiva do CFN.

Por isso, este projeto tem caráter permanente e sua importância crescerá na proporção em que aumentar o intervalo de tempo entre as histórias aqui relatadas e o momento presente do nosso leitor.

 

Como funciona

Periodicamente são convidados militares para atuarem como fonte do projeto, os quais comparecem ao Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais para a realização das entrevistas/depoimentos, gravados em áudio e vídeo.

As entrevistas são transformadas em artigos, os quais mesclam a narração textual dos acontecimentos relatados com trechos editados em vídeo, o que confere maior dinamismo à leitura, além de aproximar o leitor da fonte da entrevista.

 

Temas

Ao convidar os militares, não privilegiamos necessariamente um assunto determinado sobre o qual ele deva discorrer, mas sim a sua vivência no Corpo de Fuzileiros Navais. Portanto, o foco é na experiência pessoal daquele militar, podendo ele abordar quantos assuntos achar necessário durante seu depoimento.

Sendo assim, é possível que, ao longo do projeto, alguns assuntos venham a se repetir, o que acaba por enriquecer ainda mais a abordagem da história, a partir de pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema.

Nesse sentido, visualizamos a importância de, a longo prazo, construir um índice remissivo de assuntos, para que a busca dos interessados no projeto possa ocorrer tanto pela fonte quanto pelo tópico de interesse. Esse índice remissivo constará da página principal do Projeto, conforme o mesmo for crescendo e o número de temas tratados aumente.

 

Equipe Responsável

 

É tomando como base as experiências vividas no passado, de erros e acertos, dificuldades e realizações, que poderemos conceber de maneira holística a história do Corpo de Fuzileiros Navais e planejar um futuro brilhante para as próximas gerações.