Capitania Fluvial de Santarém realiza Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) à Polícia Militar-PA.

Foto Oficial com o Capitão dos Portos de Santarém

e a Turma de ETSP

A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) realizou, no período de 5 a 9 de novembro, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), 2ª turma de 2018, no 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) em Santarém-PA.

O Curso teve como objetivo habilitar 32 Servidores Públicos Estaduais a tripularem embarcações ou conduzirem pequenas embarcações de até oito metros de comprimento e com propulsão a motor empregadas em navegação interior.

Ao final do curso houve a cerimônia de entrega dos Certificados de conclusão e das Carteiras de Habilitação expedidas pela CFS. A Cerimônia que ocorreu no dia 22 de novembro, foi presidida pelo Capitão dos Portos de Santarém, Capitão de Fragata Robson Ferreira Carneiro, e contou com a presença do Comandante do Policiamento Regional - Coronel (QOPM) Héldson Tomaso Pereira Lima, do Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar - Tenente-Coronel (QOPM) Aldemar Loureiro Maués Junior, da Comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar - Tenente-Coronel (QOPM) Cíntia Raquel Cardoso, do Delegado de Polícia Civil - Dr. Germano Geraldo Carneiro do Vale, e dos Soamarinos: Sr. Marc Saulo Jennings Simões - Empresário e Chefe de Cozinha e o Sr. Marlon Jorge Sousa da Costa, representando a Sociedade Amigos da Marinha em Santarém (SOAMAR/STM).

O Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar - Tenente-Coronel (QOPM) Aldemar Maués, formando e primeiro colocado no curso, disse: “O Curso Especial para Condutor e Tripulação de Embarcações de Estado oferecido pela Capitania Fluvial de Santarém aos policiais militares é de suma importância para uma melhor prestação do serviço policial na região, face estarmos na região amazônica com fluxo de transporte fluvial constante. Com isso, tornando o serviço mais eficaz e eficiente das forças para a população do Oeste Paraense”.

O Comandante do Policiamento Regional - Coronel (QOPM) Héldson Tomaso, acrescentou: “Agradecido estou à Marinha do Brasil através da Capitania Fluvial de Santarém, na pessoa do Capitão de Fragata Robson Ferreira Carneiro pela parceria demonstrada com a Polícia Militar do Pará ao longo deste ano singular para nossa Instituição, quando completamos 200 anos em solo paraense. Parcerias estas demonstradas, seja através de Operações integradas, denominada Caravana de Segurança, ou seja, através de cursos, como este”.

O Capitão dos Portos de Santarém – CF Ferreira, ressaltou: “É de suma importância realizar esses cursos aos demais órgãos extra-Marinha do Brasil (MB), e em especial nesse momento, à Polícia Militar do Estado do Pará, a qual completou 200 anos de bons serviços a comunidade do Oeste do Pará, pois possibilita para a Corporação conduzir as embarcações do Serviço Público, a credibilidade na formação de novos condutores e na difusão das informações a respeito da segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nos mares e rios e prevenção da poluição hídrica.”, concluiu.

Capitão dos Portos e o Comandante do CPR-1, fazendo a entrega do certificado ao Comandante do 3º BPM, primeiro colocado do curso.