Protocolo foi assinado em cerimônia na Capitania Fluvial de Porto Velho
O Comando do 9º Distrito Naval e a Usina Santo Antônio Energia assinaram, nesta terça-feira (01), um Protocolo de Intenções, em cerimônia na Capitania Fluvial de Porto Velho. O documento tem o objetivo de promover a cooperação mútua entre as partes, visando à implementação de projetos e medidas de interesse comum relacionadas à Segurança do Tráfego Aquaviário, para garantir a segurança da navegação em benefício da sociedade.
“Este Termo é o pontapé inicial de uma parceria que visa incrementar a fiscalização da navegação em nosso rio. A Usina é um ativo muito importante para o país e para a sociedade, pois faz parte da estabilidade energética nacional. É perceptível a necessidade de atenção nas proximidades do empreendimento, pois pescadores e navegantes acabam colocando a vida em risco ao permanecerem nas imediações”, descreveu o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, durante a cerimônia.
Para o Diretor Presidente da Santo Antônio Energia, Caio Pomeu de Souza Brasil Neto, a parceria com a Marinha representa um fortalecimento na segurança da navegação. “Nós já temos um histórico de parceria entre Furnas
e Marinha. Essa é uma oportunidade de expandirmos essa parceria e a Usina poder devolver a sociedade um pouco mais de entregas”, disse ele.
Após a assinatura do Protocolo de Intenções, será construído um Plano de Trabalho para a aplicação das atividades, com o objetivo de intensificação do monitoramento das atividades de esporte e recreio, e fiscalização do cumprimento das normas da Autoridade Marítima, agressões ao meio ambiente, bem como o apoio às ações de busca e salvamento nas áreas e vias navegáveis da região do empreendimento.
Também estiveram presentes na cerimônia o Presidente da Soamar Porto Velho, Dr. Aparício Carvalho, e a ex-Deputada Federal Mariana Carvalho, que falaram da importância das ações da Marinha do Brasil neste período de cheia do Rio Madeira.