Pular para o conteúdo principal
Marinha do Brasil assina Protocolo de Intenções com Usina Santo Antônio Energia em prol da segurança da navegação no Rio Madeira

Protocolo foi assinado em cerimônia na Capitania Fluvial de Porto Velho

 

O Comando do 9º Distrito Naval e a Usina Santo Antônio Energia assinaram, nesta terça-feira (01), um Protocolo de Intenções, em cerimônia na Capitania Fluvial de Porto Velho. O documento tem o objetivo de promover a cooperação mútua entre as partes, visando à implementação de projetos e medidas de interesse comum relacionadas à Segurança do Tráfego Aquaviário, para garantir a segurança da navegação em benefício da sociedade.

“Este Termo é o pontapé inicial de uma parceria que visa incrementar a fiscalização da navegação em nosso rio. A Usina é um ativo muito importante para o país e para a sociedade, pois faz parte da estabilidade energética nacional. É perceptível a necessidade de atenção nas proximidades do empreendimento, pois pescadores e navegantes acabam colocando a vida em risco ao permanecerem nas imediações”, descreveu o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, durante a cerimônia.

Para o Diretor Presidente da Santo Antônio Energia, Caio Pomeu de Souza Brasil Neto, a parceria com a Marinha representa um fortalecimento na segurança da navegação. “Nós já temos um histórico de parceria entre Furnas

e Marinha. Essa é uma oportunidade de expandirmos essa parceria e a Usina poder devolver a sociedade um pouco mais de entregas”, disse ele.

Após a assinatura do Protocolo de Intenções, será construído um Plano de Trabalho para a aplicação das atividades, com o objetivo de intensificação do monitoramento das atividades de esporte e recreio, e fiscalização do cumprimento das normas da Autoridade Marítima, agressões ao meio ambiente, bem como o apoio às ações de busca e salvamento nas áreas e vias navegáveis da região do empreendimento.

Também estiveram presentes na cerimônia o Presidente da Soamar Porto Velho, Dr. Aparício Carvalho, e a ex-Deputada Federal Mariana Carvalho, que falaram da importância das ações da Marinha do Brasil neste período de cheia do Rio Madeira.

Compartilhe: