CFAOC realiza curso para militares da FAB

35 militares da COMARA foram capacitados para conduzirem seus próprios Empurradores e Balsas

 

No dia 26 de março de 2018, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) realizou a cerimônia de conclusão e certificação do Curso Especial de Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) e, pela primeira vez, do Curso Especial para Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público (ECSP).

Os cursos foram realizados na Força Aérea Brasileira (FAB), nas dependências da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) nos períodos de 5 a 9 de fevereiro e de 12 a 23 de março de 2018, respectivamente. Cabe ressaltar que o primeiro curso é requisito para o segundo.

Foram capacitados 35 militares para conduzirem os Empurradores e as Balsas da COMARA, que ganhou maior autonomia e economicidade. Durante as aulas teóricas, foram ministradas as disciplinas de navegação eletrônica, manobras de embarcação, primeiros socorros, comunicações, Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), legislação, noções de estabilidade e controle de avarias. As aulas práticas foram realizadas nas próprias embarcações da COMARA, onde os procedimentos de manobras, segurança do tráfego fluvial e da navegação foram amplamente reforçados.

Este evento evidencia o compromisso da Marinha do Brasil com o avanço do Ensino Profissional Marítimo na região, através da habilitação de militares de outras Forças na condução de suas embarcações nas hidrovias, contribuindo para o incremento da Segurança da Navegação, da Salvaguarda da Vida Humana e da Prevenção da Poluição Hídrica.