Acessibilidade

ATENÇÃO

INSCRIÇÃO PARA O CURSO ESPECIAL DE ACESSO A CAPITÃO FLUVIAL - EACF 2019.
PERÍODO:
02 A 12 DE JULHO DE 2019.
        HORÁRIO: 08h00 às 11h.
LOCAL: CENTRO TÉCNICO DE FORMAÇÃO DE FLUVIÁRIOS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL - CTFFAO.
ENDEREÇO: RUA MARQUÊS DE SANTA CRUZ, Nº 264. CENTRO. MANAUS-AM.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

1. CÓPIA RG E CPF;
2. CÓPIA DAS PÁGINAS 2,3 E AS PÁGINAS COM EMBARQUES NA CIR;
3. COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (ATUAL);
4. DIPLOMA DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO;
5. CERTIFICADO DO CURSO ECIA;
6. ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL - ASO ATUAL (que indique explicitamente que o candidato goza de bom estado de saúde física e mentale apresentar exames auditivo e visual que comprovem estar dentro dos parâmetros exigidos para oficial de quarto);
7. Comprovar apresentando o computo de tempo ter estado embarcado por mais de três meses no último ano;

 

OBS: Poderá candidatar-se ao Curso o Piloto Fluvial com mais de dois anos de embarque na
categoria.

Este site segue novo modelo de identidade digital padrão do governo federal, que atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do Site existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Os padrões de atalhos do governo federal são:

  • Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
  • Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
  • Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
  • No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
  • Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
  • No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Ao final deste texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.

Leis e decretos sobre acessibilidade:

  1. Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm).
  2. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm).
  3. Decreto nº 7.724, de 16 de Maio de 2012 - Regulamenta a Lei No 12.527, que dispõe sobre o acesso a informações (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Decreto/D7724.htm).
  4. Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-MAG).
  5. Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 - formato .pdf (35,5Kb) - Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG (http://www.governoeletronico.gov.br/biblioteca/arquivos/portaria-no-03-d...).