Treinos para a quarentena

Programa de Orientação e Apoio ao Treinamento Físico Militar (PROA-TFM) – Orientações sobre exercícios físicos durante a pandemia do COVID-19.

Com o atual momento vivido pela nossa sociedade frente a pandemia do COVID-19, alguns novos desafios se apresentaram para nossos militares, como a de manter uma rotina adequada de exercícios físicos neste período. A ciência do exercício mostra a importância da prática regular de atividades físicas como aliada do nosso sistema imunológico, permitindo que fiquemos menos vulneráveis as ações das doenças, além de contribuir com a saúde mental em tempos de isolamento social.
Para os militares que realizam atividade física regular, e que desejam manter sua higidez física, neste período de isolamento social, o Programa de Orientação e Apoio ao Treinamento Físico Militar (PROATFM) selecionou alguns vídeos de treinamentos (vídeos abaixo) que podem ser executados até mesmo em casa, sem a necessidade de grandes espaços ou materiais complexos. Para a prática dos exercícios deve ser levado em consideração a intensidade e a duração da realização. Atenção especial deve ser dada, neste momento, as atividades físicas com intensidades elevadas, pois podem diminuir temporariamente a imunidade do organismo.

VIDEOS

Orientações específicas para a atividade física durante a COVID-19:

1- No caso de realizar os exercícios na OM, dê preferência para locais abertos e arejados;
2- Evite aglomerações de pessoas por ocasião do TFM, como corridas em formatura por exemplo; 3- Lave bem as mãos antes e após o exercício físico;
4- Higienize os materiais com álcool 70% antes e após as atividades;
5- Evite o revezamento de materiais ou equipamentos esportivos;
6- Tenha atenção com a hidratação. Beba bastante água;
7- Cada vídeo compreende uma sessão de treinamento; e
8- Os materiais utilizados nos vídeos podem ser substituídos por materiais alternativos para o treinamento ser realizado em casa: - halteres por garrafas pet com água; - escada de agilidade por esparadrapo no chão; - kettlebell por bolsa de kit de corrida; - step por degrau ou banco; - caixote por cadeira ou banco; e - anilha por pacote de alimento.

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA REGULARMENTE, MANTENHA O CORPO E A MENTE SAUDÁVEIS!