O Perfil do Auditor

O auditor precisa, primordialmente, de independência em relação ao objeto auditado, a fim de coletar dados consistentes e produzir análises imparciais para a consecução de pareceres objetivos e confiáveis. Para que tal propósito seja alcançado, o auditor necessita desenvolver alguns atributos pessoais, dentre os quais pode-se destacar:

 

Capacidade Técnica: O Auditor deve conhecer em profundidade as normas e procedimentos atinentes ao setor auditado. Tal necessidade implica na especialização do auditor e em contínuos estudos e treinamentos, a fim de reciclar e manter atualizados seus conhecimentos.

 

Bom Senso: Este atributo está ligado à capacidade do auditor em distinguir o que é significativo do que é secundário em relação ao objetivo que se deseja alcançar. Pressupõe discernimento e ponderação, para que sejam evitadas conclusões apressadas e carentes de respaldo em fatos concretos.

 

Tato: É a capacidade de se evitar situações embaraçosas e de manter um clima de mútuo respeito e simpatia para com aqueles que estão sendo auditados. Sendo assim, o auditor deve formular perguntas e realizar pesquisar de forma educada e sem exigências descabidas.

 

Discrição: O auditor dever restringir comentários e observações sobre dados coletados e avaliações formuladas àqueles que, por força de cargo ou funções exercida, têm a necessidade de conhecer resultados ou acompanhar os trabalhos de auditoria em curso. Os papéis de trabalho, bem como os relatórios de auditoria, devem ser tratados como documentos confidenciais.

 

Expressão escrita e verbal: é de fundamental importância que o auditor saiba se comunicar de forma clara, concisa e correta. Uma apresentação mal feita, seja verbal ou escrita, pode por a perder um excelente trabalho de auditoria.

 

É fácil perceber o grau de dificuldade de se encontrar recursos humanos que possuam, em grau desejável e em conjunto, todos estes atributos requeridos pelo exercício da auditoria. É, portanto, preocupação prioritária da Marinha manter programas de treinamento técnico e desenvolvimento de atributos prorofissionais e pessoais atinentes a esta área, de modo a elevar o padrão dos serviços de auditoria no âmbito naval.