O Secretariado da IMO é composto por cerca de 300 funcionários internacionais chefiados por um Secretário-Geral. Para efeito de trabalho, a IMO conta com uma Assembleia, um Conselho e diversos Comitês e Subcomitês.
Os Comitês da IMO estão descritos a seguir:
a) Comitê de Segurança Marítima (MSC) - Maritime Safety Committee - é o principal órgão técnico da Organização, a quem cabe examinar todas as questões que sejam da competência da IMO com relação ao auxílio à navegação, construção e equipamento de navios, dotação do ponto de vista da segurança, regras para evitar colisões, manipulação de cargas perigosas, procedimentos e exigências relativos à segurança marítima, informações hidrográficas, diários e registros de navegação, investigação de acidentes marítimos, socorro e salvamento, e quaisquer outras questões que afetem diretamente a segurança marítima.
b) Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC) - Marine Environment Protection Committee - é o órgão encarregado de examinar todas as questões que sejam da competência da IMO, com relação à prevenção e controle de poluição marinha e do ar, originada por navios, incluindo a cooperação com outras organizações internacionais acerca de questões relativas ao meio ambiente.
c) Comitê de Cooperação Técnica (TC) - Technical Co-operation Committee - tem como atribuição principal o exame de todas as questões, dentro do escopo da IMO, relativas à implementação de projetos de cooperação técnica para os quais a Organização atue como órgão de execução ou de cooperação e quaisquer outras matérias relativas às atividades da IMO no campo da cooperação técnica.
d) Comitê Legal (LEG) - Legal Committee - é responsável pelo exame de todas as questões de ordem jurídica que sejam da competência da IMO, submetendo à consideração do Conselho os projetos de convenções internacionais e de emendas às convenções internacionais que o Comitê tenha desenvolvido.
e) Comitê de Facilitação (FAL) - Facilitation Committee - é o responsável por todas as questões que visem facilitar o transporte marítimo, simplificando e minimizando as formalidades e as exigências de documentos e de procedimentos na chegada, estadia e partida de navios em viagens internacionais.
O Comitê de Segurança Marítima (MSC) e o Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC) são assistidos no seu trabalho por vários Subcomitês que também estão abertos a todos os Estados Membros:
a) Subcomitê de Transporte de Cargas e Contêineres (CCC) - Sub-Committee on Carriage of Cargoes and Containers
b) Subcomitê de Elemento Humano, Instrução e Serviço de Quarto (HTW) - Sub-Committee on Human Element, Training and Watchkeeping
c) Subcomitê de Implementação dos Instrumentos da IMO (III) - Sub-Committee on Implementation of IMO Instruments
d) Subcomitê de Navegação, Comunicações e de Busca e Salvamento (NCSR) - Sub-Committee on Navigation, Communications and Search and Rescue
e) Subcomitê de Prevenção à Poluição e Resposta (PPR) - Sub-Committee on Pollution Prevention and Response
f) Subcomitê de Projeto e Construção de Navios (SDC) - Sub-Committee on Ship Design and Construction
g) Subcomitê de Sistemas e Equipamentos de Navio (SSE) - Sub-Committee on Ship System and Equipment
CONVENÇÃO DE LONDRES
A Convenção de Londres, de 1972, tem como depositário o Secretário-Geral da IMO e como objetivo controlar efetivamente as fontes de contaminação do meio ambiente marinho; adotar todas as medidas possíveis para impedir a contaminação do mar pelo alijamento de resíduos e outras matérias que possam gerar perigo para a saúde humana, prejudicar os recursos biológicos e a vida marinha, bem como danificar as condições ou interferir em outros usos legítimos do mar; e, ainda, encorajar acordos regionais suplementares à Convenção.