Fazendo parte da Comissão Obangame Express / Guinex V, os militares da Divisão de Patrulha Naval, subordinada ao Grupo de Operações de Segurança Marítima do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML), iniciaram a condução de uma série de instruções e adestramentos de patrulha naval a bordo da Fragata Defensora, navio Capitânia da Força Tarefa brasileira.
As atividades são voltadas para o aprimoramento de técnicas de abordagem, inspeção e segurança em operações marítimas, reforçando a interoperabilidade entre as forças envolvidas.
Tais adestramentos, além da participação da equipe de abordagem do navio, contaram com a presença de militares da Marinha de Cabo Verde, fortalecendo os laços de cooperação internacional e promovendo o alinhamento de procedimentos operacionais no combate a ilícitos marítimos na região do Golfo da Guiné, na costa ocidental da África.
A comissão Obangame Express / Guinex V representa uma importante iniciativa multinacional de segurança marítima e a presença da Marinha do Brasil nessas ações reafirma o compromisso do país com a promoção da estabilidade e da paz nas águas do Atlântico Sul.