Intercâmbio de material bibliográfico na Rede BIM

A Biblioteca da Marinha promove, regularmente, o intercâmbio de livros e revistas para as 44 bibliotecas da Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM), que ocorre por meio de doações entre as unidades participantes, visando a atualização e enriquecimento dos seus acervos. No ano de 2020, foram distribuídas mais de 840 publicações oriundas de doações de particulares à Marinha, de instituições parceiras como a Editora Bibliex e os lançamentos da Editora SDM, que são fornecidas às bibliotecas de acordo com a tiragem de cada nova edição.

 


A Primeiro-Tenente (T) Jéssica Nascimento - Gerente da Rede BIM, a Capitão de Fragata (T) Leniza - Chefe de Departamento de Biblioteca da Marinha e a Biblioteca da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), representada pela Primeiro-Tenente (Md) Nicolle Pimentel e pelo 3ºSG-EF Moutinho

No dia 27 de agosto, foram entregues às Bibliotecas da Escola Naval (EN) e a Biblioteca da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), a doação de publicações sobre os seguintes temas: história do Brasil e mundial, psicologia, literatura nacional e internacional, geopolítica, entre outros.

A Biblioteca da EAComteFerraz teve seu espaço físico criado na nova Estação Antártica Brasileira, inaugurada em janeiro deste ano, com o objetivo proporcionar o bem-estar psicossocial em uma área inóspita. Seu acervo diversificado recebeu a doação de mais de 160 livros da Biblioteca da Marinha, que atenderá às necessidades de informação históricas e científicas de seu público-alvo, tornando-se a mais nova unidade de informação pertencente à Rede BIM.


A Encarregada da Biblioteca da Escola Naval, Primeiro-Tenente (RM2-T) Ana Britto recebe a doação da Capitão de Fragata (T) Leniza de Faria Lima Glad, da BM

A Biblioteca da Escola Naval também aproveitou os títulos disponibilizados pela Editora Bibliex e selecionou 186 títulos para incrementar sua coleção. A Primeiro-Tenente (RM2-T) Ana Britto, bibliotecária e gestora do acervo, utilizou uma das vantagens oferecidas pela Rede BIM: otimização das atividades de aquisição, permuta e doação, maximizando assim os recursos da sua biblioteca em prol dos seus leitores.