II Webinar do Portal de Periódicos da Marinha

Encontro de Editores é tema do II Webinar do Portal de Periódicos da Marinha

Em 23 de junho de 2021 aconteceu o II Webinar do Portal de Periódicos da Marinha do Brasil (PP-MB), sob a coordenação do Departamento de Biblioteca da Marinha, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. O Portal é um ambiente digital para publicação eletrônica dos periódicos institucionais – científicos, de divulgação e culturais da Força.

O II Webinar, edição “Encontro de Editores”, marca a nova etapa de trabalhos que visa proporcionar a capacitação em editoração eletrônica aos comitês editoriais, estimular a inclusão dos passivos das revistas, difundir as boas práticas e invitar as demais revistas que ainda não utilizam o Portal a ingressarem na plataforma, por contribuir para a promoção da Força como produtora e curadora de acervos nas mais diversas áreas do conhecimento.


O Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias, Diretor da DPHDM, abriu o II Webinar com mais de 60 participantes.


O evento contou, em sua programação, com a sessão de abertura do Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, seguido da apresentação do PP-MB pela Capitão de Fragata (T) Leniza de Faria Lima Glad, Chefe do Departamento de Biblioteca da Marinha. Após a apresentação seguiram-se a sessão de boas práticas, iniciada pelo relato de experiência do periódico Boletim de Acidentes Julgados no Tribunal Marítimo, pelo Suboficial Cleber Luiz de Carvalho, editor-assistente do Boletim; da revista INFOCIRM, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), pelo Suboficial Manoel do Socorro Ferreira Rodrigues, auxiliar do editor da publicação; e, por último, as boas práticas do periódico científico da DPHDM, Navigator, proferidas pelo Capitão-Tenente (T) Sérgio Willian de Castro Oliveira Filho, editor da publicação.

Destaca-se, ainda, a presença de autoridades navais, como o Diretor da Escola de Guerra Naval, o Contra-Almirante Silvio Luís dos Santos; do Comandante da Escola Naval, o Contra-Almirante Guilherme da Silva Costa; do Vice-Diretor do Hospital Naval Marcílio Dias, o Contra-Almirante (Md) César Aurélio Serra; e do Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), o Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins.

A apresentação do Portal revelou, em números, o seu crescimento. Lançado em 09 de julho de 2020, durante o primeiro Webinar, iniciou com 6 revistas hospedadas, com os temas de Segurança, Defesa Naval, História, Ciência, Tecnologia e Inovação. Em um ano de existência, já incluiu 44% de todos os periódicos mapeados da Força, contando, atualmente, com 24 revistas hospedadas. Além disso, aumentou os acessos em 55,7% em apenas 5 meses, período de dezembro de 2020 a abril de 2021, contabilizando mais de 10 mil acessos por mês.



As Boas Práticas da Revista Navigator, pelo Capitão-Tenente (T) Sérgio Willian de Castro Oliveira Filho, editor da publicação.


A sessão de boas práticas mostrou à audiência vantagens, desafios e como se deu o processo de ingresso no PP-MB. Foram difundidas as seguintes ações de boas práticas editoriais: a inclusão do passivo, ou seja, das edições anteriores das revistas; a obtenção de International Standard Serial Number (ISSN) eletrônico, ISSN impresso e Digital Object Identifier (DOI); incentivo à participação na Rede Cariniana de Preservação Digital; utilização de fluxo contínuo e editorial por dentro da plataforma, além de ativação de menus de navegação; e a indexação da revista no Google. O relato de experiência de cada revista incentivou e disseminou aos outros editores presentes a importância da utilização da plataforma na editoração eletrônica.