Pular para o conteúdo principal

DPHDM celebra assinatura de convênio com a Finep

  • Publicado em 26/03/2025 - 12:38
  • Atualizado em 26/03/2025 - 12:40
Compartilhe:


Assinatura do termo

 

    No dia 20 de março, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) recebeu, no Salão de Leitura da Biblioteca da Marinha, o presidente da Finep, Celso Pansera, e seu chefe de Gabinete, Fernando Peregrino, para a cerimônia de assinatura do termo de convênio entre as instituições.

A DPHDM foi contemplada com R$ 1,9 milhão na Chamada Pública “Identidade Brasil – Recuperação e Preservação de Acervos 2024”, lançada em conjunto entre a Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo aprovada com o projeto “Por uma mentalidade marítima: conservação, guarda e divulgação de acervo”.

Os recursos serão destinados à preservação e difusão, por meio digital, da coleção de obras raras da Biblioteca da Real Academia de Guardas-Marinhas, composta por 314 títulos e 623 exemplares, entre livros, atlas, cartas náuticas e mapas dos séculos XVI ao XIX. Os objetos digitais estarão disponíveis em plataformas de pesquisa de alcance nacional e internacional, ajudando a minimizar a distância entre o material e o pesquisador.

Recepcionados pelo presidente da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, e pelo Diretor da DPHDM, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, as autoridades puderam conhecer parte do acervo contemplado pelo edital.

 


CF (T) Leniza, Chefe do Departamento de Biblioteca da Marinha, apresenta as obras raras

 

 

Compartilhe: