No dia 12 de março de 2025, a equipe da Biblioteca da Marinha realizou uma visita à Academia Brasileira de Letras (ABL) para conhecer o setor de digitalização da instituição e seus equipamentos. O objetivo foi entender como a ABL utiliza essas tecnologias para preservar e modernizar seu acervo, além de promover uma troca de experiências sobre os processos de digitalização.
A ida também teve como contexto o fato de que a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) foi contemplada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) com o projeto “Por uma Mentalidade Marítima: Conservação, Guarda e Divulgação de Acervo”. A iniciativa visa à digitalização do acervo da Biblioteca da Real Academia de Guardas-Marinhas, que é composto por 314 títulos e 623 exemplares, incluindo livros, atlas, cartas náuticas e mapas datados dos séculos XVI a XIX.
As bibliotecárias foram recepcionadas e acompanhadas pela equipe do setor de digitalização, onde tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias e os processos adotados pela ABL. Além disso, visitaram o setor de encadernação e restauração, onde puderam observar de perto os métodos empregados na conservação física dos documentos.
- Efetue login ou registre-se para postar comentários