Inauguração da nova Biblioteca Volante

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) inaugurou a nova Biblioteca Volante, serviço de extensão da Biblioteca da Marinha (BM) criado para promover o acesso à leitura aos militares e servidores civis da Força, na cerimônia de Encerramento do Ano Cultural, na Ilha Fiscal.



(Da esq. à dir.) Vice-Almirante (Refº) Armando de Senna Bittencourt, Vice-Almirante (IM) Marcus Vinicius Lima de Souza, o Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias, Diretor da DPHDM, o Contra-Almirante (IM) Marcos Inoi de Oliveira e o Contra-Almirante Paulo Cesar Bittencourt Ferreira.


Criada em 1973, a Biblioteca Volante é uma viatura especialmente adaptada para o transporte de cerca de 2.000 livros de literatura nacional e internacional, de caráter recreativo e instrutivo, que atende às 38 Organizações Militares (OM) situadas na cidade do Rio de Janeiro e arredores.

Além disso, participa de eventos culturais realizados pela Marinha, como o Festival Âncora Social, a Regata Remo da Escola Naval, o Dia da Criança no Espaço Cultural da Marinha, Aniversário da Esquadra, Dia dos Veteranos, Batalha Naval do Riachuelo, entre outros. Durante esses eventos, são realizados consulta local do acervo da Biblioteca Volante, divulgação dos serviços da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o projeto Pegue e Leve – onde é feita a distribuição de livros de entretenimento; e o projeto Cantinho da Leitura – composto por literatura infantojuvenil, em benefício às crianças e jovens.

Dessa forma, a fim de promover melhoria nos serviços prestados à Família Naval, gerando conforto aos usuários e visando dar continuidade ao serviço oferecido há 47 anos, a Biblioteca Volante está de cara nova. A recém-adquirida viatura conta com espaço climatizado, mobiliário renovado, mesas de estudo, rede Wi-Fi e acervo atualizado. Sua atuação tem contribuído para o desenvolvimento do hábito da leitura e sua nova infraestrutura reflete a expectativa de longevidade do serviço na promoção e acesso à informação.