No dia 26 de outubro de 2022, o Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ), sede da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), foi palco de mais um Seminário sobre Periódicos Científicos, Bibliotecas Digitais e Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (SEPRIM). Tendo como tema a “Gestão da Produção Científica”, o evento apresentou ainda a nova versão do Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha (RI-MB) — disponível em www.repositorio.mar.mil.br.

a importância do repositório da Marinha na gestão da produção científica
A exemplo do I SEPRIM, ocorrido em 2018, esta segunda edição do evento lotou o auditório do museu, recebendo mais de 110 pessoas. A programação contou com uma palestra sobre “A importância dos repositórios no Movimento de Acesso Aberto à literatura científica”, proferida pela professora doutora Michely Jabala Mamede Vogel, docente da Universidade Federal Fluminense em Biblioteconomia e Arquivologia, e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do qual é vice-coordenadora.
Mestre em Educação, o Capitão de Mar e Guerra (Intendente da Reserva da Marinha) Hercules Guimarães Honorato falou sobre o RI-MB na gestão do conhecimento. Doutoranda e mestre em História, Política e Bens Culturais, e Coordenadora Técnica do Repositório Institucional Arca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Claudete Fernandes de Queiroz discorreu sobre o histórico, atividades e projetos da “Rede Sudeste de Repositórios Digitais” (hoje, com 81 instituições de ensino e pesquisa).

e alunos de universidades, e representantes de instituições de pesquisas
Atuando também no Arca, o bibliotecário e mestre em Ciência da Informação Éder de Almeida Freyre versou sobre tal repositório, mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, e sobre a gestão do conhecimento na instituição. A DPHDM marcou presença em palestras sobre o Portal de Periódicos da Marinha e sobre o RI-MB, ministradas por suas bibliotecárias, respectivamente: a Capitão de Fragata, do Quadro Técnico, Leniza de Faria Lima Glad, Chefe da Biblioteca da Marinha; e a Primeiro-Tenente Alessa Fabíola dos Santos Ceslinski, oficial temporária do Quadro Técnico.