Gestão Integrada

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro possui um Sistema de Gestão Integrada (SGI) com objetivos definidos para promover a melhoria da Qualidade dos serviços e aumentar a postura preventiva com relação às questões afetas do Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional. Para atender os objetivos do SGI, o Arsenal vem desenvolvendo, implementando e mantendo ações para a busca da eficácia nos processos de trabalho, de acordo com os requisitos da NBR ISO 9001:2008; para a prevenção da poluição e preservação do Meio Ambiente, de acordo com os requisitos da NORMAM-02 emitida pela Diretoria de Portos e Costas (DPC); e para a redução das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho, conforme Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) elaborado de acordo com a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho NR-9. A Assessoria de Gestão Integrada possui três núcleos:

Núcleo de Gestão da Qualidade

Tem como principais objetivos a implementação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com a NBR ISO 9001:2008, para os principais processos do Setor Produtivo do Arsenal; e a realização de auditorias da qualidade e ações de melhoria nos processos com SGQ implementados.

Núcleo de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Tem como principais objetivos estabelecer e implementar Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) para todos os setores do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, visando a preservação da saúde e a integridade física dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência dos possíveis riscos ambientais inerentes ao desenvolvimento dos processos industriais.

Núcleo de Gestão Ambiental

Tem como principais objetivos estabelecer Plano de Emergência Individual e coordenar ações de resposta para combate a derramamentos ou vazamentos de óleo no mar; implementar e manter o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no Arsenal, de acordo com a NORMAM-02, visando o controle dos impactos ambientais causados pelos processos produtivos e a correta destinação dos resíduos industriais em atendimento aos requisitos legais; e coordenar o processo de Coleta Seletiva, no complexo do AMRJ, com o objetivo de possibilitar a reciclagem de materiais, contribuindo para a preservação de recursos naturais e diminuindo a destinação de resíduos para aterros sanitários.

  • Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

O AMRJ possui um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) estabelecido, seguindo os preceitos da Norma Técnica Ambiental (NORTAM) nº 02 em vigor, publicada pela DPC para atendimento da Resolução CONAMA nº 237, artº 04, inciso V. O SGA do AMRJ contêm algumas atribuições, entre elas, tratar situações de vazamento de óleo no mar ou retirada de resíduos, nas proximidades do Complexo Naval da Ilha das Cobras (CNIC). Os militares e servidores civis são instruídos para, em caso de situações adversas que possam ser lesivas ao meio ambiente, entrar em contato com setor responsável e comunicar a ocorrência. Deste modo, o setor responsável buscará meios para que seja tomada a medida corretiva necessária.

Contato

Tel: (21) 2211-9630

e-mail: camilla.thomaz@marinha.mil.br