O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro Abre Edital para Habilitação das Associações e/ou Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis

 

A Coleta Seletiva é uma forma de contribuição para preservação do meio ambiente, possibilitando a economia de recursos naturais, energia e água. Ao retornar o material reciclável para a indústria, diminui-se a quantidade de matéria prima que é retirada do planeta, aumenta-se ainda, a vida útil dos aterros sanitários, ou centrais de tratamento de resíduos, pois quando se evita o envio de material reciclável para esses depósitos, os mesmos deixam de ocupar um espaço que poderia ser utilizado para os resíduos que hoje não conseguimos dar uma utilização mais nobre. Contribui ainda para a geração de renda, e para a valorização da profissão de catador, que deve ser valorizado por toda a sociedade, visto que estes profissionais prestam um serviço ambiental de grande importância para cada um de nós. (LIMA; GIMENIZ; BADOCO, 2013)

No Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), desde 2007 promovemos a separação dos resíduos recicláveis, com armazenamento temporário na Central de resíduos para posterior destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

O AMRJ também presta apoio a todas as Organizações Militares do Complexo Naval da Ilha das cobras, para destinação de seus recicláveis, disponibilizando a Central de resíduos para recebimento do material para posterior doação às associações e cooperativas.

Com o objetivo de dar continuidade ao processo e em conformidade com o Decreto 5.940, de 25 de Outubro de 2006, o AMRJ abrirá o Edital durante os dias 13 à 27 de agosto de 2020 para todas às associações e cooperativas interessadas em participar do processo.

Em caso de dívidas, entrar em contato com 1T(RM2-EN) Schelley, telefone (021) 2178-4708, e-mail: schelley.almeida@marinha.mil.br.

Acesse aqui: EDITAL RECICLAGEM 2020

Lista das Associações e Cooperativas Habilitadas