Início

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Tecnologia nacional

Voltar

Amazul: tecnologia nacional em benefício da sociedade

Empresa vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Marinha, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) desenvolve tecnologias e projetos para o Programa Nuclear Brasileiro (PNB), Programa Nuclear da Marinha (PNM) e Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Com 1.750 empregados distribuídos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Amazul tem como objetivo entregar à nação tecnologias, conhecimento e profissionais capacitados na área nuclear e de desenvolvimento de submarinos, contribuindo com a independência tecnológica do País, em benefício da sociedade. Além da missão de desenvolver, absorver e manter tecnologias sensíveis, a Amazul foi criada também com o propósito de contribuir para a consolidação da Base Industrial de Defesa.

A missão da Amazul e os projetos dos quais a empresa participa dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, Programa Nuclear da Marinha e Programa Nuclear Brasileiro são destaques no  vídeo institucional, narrado em português e legendado em inglês.

A empresa desenvolve, junto com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), os projetos conceitual e básico do Complexo Radiológico do Estaleiro e Base Naval de Itaguaí, onde será construído o primeiro submarino com propulsão nuclear do País (SN-BR), a cargo da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Cogesn).

O submarino com propulsão nuclear é uma tecnologia imprescindível para que o País exerça a soberania plena sobre as águas jurisdicionais brasileiras, a Amazônia Azul, área oceânica dotada de riquezas naturais e importância estratégica que equivale a 52% do território continental. A Amazônia Azul é estimada em 3,6 milhões de km², os quais, somados aos cerca de 900 mil km² de plataforma continental reivindicados junto à ONU, perfazem um total aproximado de 4,5 milhões de km².

Entre outros projetos, os empregados da Amazul também atuam no CTMSP na construção do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (Labgene), um protótipo de reator construído em terra, cujo propósito é desenvolver a capacidade tecnológica nacional para reatores pequenos de até 100 MW.  

Outro empreendimento promissor é a construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), instalação voltada à pesquisa, ao teste de materiais sob irradiação e à produção de radioisótopos, base da fabricação de radiofármacos para a medicina nuclear. Conduzido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o RMB é um reator de suma importância para o nosso parque tecnológico e para a industrialização de produtos que vão beneficiar diretamente a saúde das pessoas e reduzir a dependência dos radiofármacos importados.

Com a INB – Indústrias Nucleares Brasileiras, a Amazul assinou contrato que tem por objeto a elaboração dos projetos conceitual e básico da Unidade de Testes e Preparação de Equipamentos Críticos e de Treinamento (UTT) de sua Fábrica de Combustível Nuclear. A Amazul também prestará serviços de consultoria de engenharia para suporte técnico à implantação e licenciamento da UTT.

Como previsto em seu Planejamento Estratégico, a Amazul poderá participar no futuro de outros empreendimentos na área nuclear, como o Depósito Complementar de Armazenamento de Combustível Usado da Central Nuclear Álvaro Alberto, o Repositório para Armazenamento de Rejeitos de Baixo e Médio Níveis de Radiação (RBMN) e o Laboratório de Fusão Nuclear (LFN), entre outros.

 

 

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.847
CEP 05581-001 – Butantã – São Paulo – SP

TELEFONES

CONSULTE AQUI