Início

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Gestão do Conhecimento

Voltar

Gestão do conhecimento para o setor nuclear

A Amazul desenvolveu um modelo de gestão do conhecimento para reter e proteger o conhecimento crítico desenvolvido no longo prazo pela Marinha do Brasil na área de tecnologia nuclear e de construção de submarinos.

Por meio da gestão do conhecimento, as organizações asseguram a permanência de saberes essenciais à sua estratégia e que poderiam ser perdidos, por exemplo, quando as pessoas detentoras desse conhecimento se aposentam ou se desligam da empresa.  

O projeto-piloto da gestão do conhecimento da Amazul foi implantado na Usina de Produção de Hexafluoreto de Urânio (Usexa), unidade estratégica para a produção do combustível nuclear localizada no Centro Industrial Nuclear de Aramar (Cina), em Iperó (SP).

O piloto foi concluído com sucesso em 2017 e agora o modelo de gestão do conhecimento será implantado na Assessoria de Meio Ambiente do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).

A gestão de conhecimento vem ampliar a frente de negócios da Amazul. O modelo desenvolvido pela empresa poderá ser replicado em outros empreendimentos nucleares para gerenciar o conhecimento relevante e assegurar seu diferencial tecnológico e competitivo.

A metodologia adotada pela Amazul é baseada em modelos de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da Marinha do Brasil.

Modelo Amazul

Objetivo de alto nível do Planejamento Estratégico, o projeto de gestão do conhecimento da Amazul visa à identificação, criação, desenvolvimento, aplicação, proteção e compartilhamento do saber necessário aos processos de transferência de tecnologia do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), do Programa Nuclear da Marinha (PNM) e do Programa Nuclear Brasileiro (PNB).

Esse modelo compreende processos, metodologias e soluções para capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, organizar, compartilhar e fornecer conhecimento de maneira rápida e precisa.

O modelo de gestão de conhecimento da Amazul trabalha com três focos principais (pessoas, processos e documentos) e se desenvolve em duas frentes de atuação.

A primeira frente inclui as etapas de sensibilização da área onde será implantada a gestão de conhecimento, diagnóstico da situação atual, desdobramento da estratégia, mapeamento de conhecimento relevante e plano de ação para controlar os riscos de perda desse conhecimento.

Na segunda frente, é feito o mapeamento dos principais processos da unidade, as atividades relacionadas a esses processos e as pessoas-chave de cada um deles. Ao mesmo tempo, é realizado o mapeamento de competências comportamentais e a identificação de futuras lideranças, entre elas as detentoras de conhecimentos críticos.

 

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.847
CEP 05581-001 – Butantã – São Paulo – SP

TELEFONES

CONSULTE AQUI