Início

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Indústria nuclear

Voltar
03/12/2019 - 11:52

Amazul participa de eventos do setor nuclear na Argentina

O diretor técnico e de Operação da Amazul, Francisco Roberto Portella Deiana, falou sobre a contribuição da Amazul para  o desenvolvimento da tecnologia nuclear, em benefício da sociedade, em palestra na 4ª Cúpula da Indústria Nuclear na América Latina 2019 (NISLA), em Buenos Aires, que reuniu 18 palestrantes e cerca de 100 participantes. Na Argentina, a Amazul também participou de workshop sobre simulação de reatores de potência zero na sede da Invap, em Bariloche.

A 4ª Cúpula da Indústria Nuclear na América Latina (Nuclear Industry Summit Latin America 2019 – NISLA) reuniu representantes de empresas de energia, fornecedores de reatores e de combustíveis e provedores de serviços na América e no Mundo. Com foco na Argentina, Brasil e México, a programação incluiu ainda apresentações da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), Eletronuclear e Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Os assuntos abordados incluíram o mais recente regulatório nuclear, ciclo do combustível, extensão de vida, operação e manutenção de usina nuclear, entre outros.

Consulte a programação da NISLA

Workshop

Em Bariloche, o Workshop on Simulation of a Non-Power Reactor for Training Purposes foi organizado pela Secretaria de Energia da Argentina, em cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a Comissão Nacional de Energia Atômica da Argentina (CNEA) e a Invap, empresa argentina que é parceira da Amazul no projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).
A programação do workshop incluiu palestras ministradas por profissionais da Invap com experiência em pesquisa e projeto de reatores e uma visita ao Reator de Pesquisa RA-6, localizado no Centro Atómico da CNEA, em Bariloche. O evento teve como objetivo fornecer aos participantes informações práticas no Simulador de Reator Educacional e também a possibilidade de compartilhar e discutir experiências, desafios e lições aprendidas em relação aos simuladores de reatores de pesquisa. O workshop proporcionou a transferência de experiência e know-how no campo de operação, contribuindo assim para manter e aumentar a competência técnica e garantir o desenvolvimento sustentável da tecnologia nuclear.
Pela Amazul, participaram do workshop o diretor técnico Francisco Deiana, os engenheiros nucleares Igor Garcia de Oliveira e Paulo Caixeta de Oliveira e o chefe de gabinete da diretoria, Cláudio Viola. O workshop reuniu também representantes da Arábia Saudita, Argentina, Egito, Estados Unidos, Ghana, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Mongólia, Nigéria, Peru, Romênia, Sérvia, Tailândia, Ucrânia, Vietnã e Zâmbia.
 


Workshop sobre reatores nucleares de potência zero reuniu participantes de vários países na sede da Invap, em Bariloche

 

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.847
CEP 05581-001 – Butantã – São Paulo – SP

TELEFONES

CONSULTE AQUI