Início

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Tecnologia nuclear

Voltar
04/10/2019 - 14:24

Amazul participa de simpósio sobre preservação de alimentos por irradiação

     A Amazul esteve presente no 1º Simpósio Brasileiro de Tecnologia para Preservação de Alimentos por Irradiação, realizado pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) no dia 3 de outubro, em Maringá (PR).
     O diretor técnico e de Operação Francisco Roberto Portella Deiana e o engenheiro de automação e controle Rômulo Carneiro participaram do evento. Na abertura, o diretor falou sobre os projetos da Amazul dentro do Programa Nuclear Brasileiro e ressaltou a importância do uso da tecnologia nuclear em benefício da sociedade.
     Segundo a Organização das Nações Unidas, 30% de toda a comida produzida por ano no planeta é desperdiçada ou se perde ao longo das cadeias produtivas. E a utilização da tecnologia nuclear pode ajudar a reverter o quadro por aumentar a vida útil dos alimentos por meio da irradiação. Além de estender a vida útil, a irradiação ajuda a reduzir perdas, garantir a segurança alimentar e aumentar a oferta de alimento ao consumidor.
     “Há pouquíssimos irradiadores no País. Então, há muito potencial de crescimento nessa área”, diz Carneiro. Para o engenheiro, eventos como esse ajudam a divulgar os benefícios trazidos pela tecnologia nuclear e desmistificar a ideia de que a irradiação contamina o alimento. “É importante mostrar que o alimento não tem contato com o elemento radioativo, apesar de sofrer a ação dele. A irradiação promove uma redução da carga microbiana no alimento. Há um limite de radiação estabelecido mundialmente para isso”, explica.
     Entre os temas abordados no simpósio estavam a esterilização com o uso da irradiação, a irradiação de produtos, insumos e matérias-primas voltados às indústrias alimentícias, a Política Institucional Brasileira para o setor da Agricultura, a implementação das técnicas de irradiação na agricultura e a experiência da Rosatom em tecnologias de irradiação.
    O evento contou com palestrantes de diversas instituições, como o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), a Associação Brasileira de Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a SBPR e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Tags:

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.847
CEP 05581-001 – Butantã – São Paulo – SP

TELEFONES

CONSULTE AQUI