AgParaty realiza Curso de Formação de Aquaviários

A Agência da Capitania dos Portos em Paraty realizou entre os dias 06 e 24 de maio de 2019, o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Auxiliar de Convés/Máquinas CFAQ I C/M, previsto no Programa do Ensino Profissional Marítimo – PREPOM 2019 e autorizado pela Diretoria de Portos e Costas – DPC.

Este curso tem o propósito de ingresso na Marinha Mercante, no 1º Grupo (Marítimos), nas categorias de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), para atuar no nível de habilitação 1. Após um ano de efetivo embarque e uma vez aprovado no Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) poderá ascender ao nível de habilitação 2.

Para realizarem este curso, os candidatos passaram por um Processo Seletivo no dia 06 de abril do corrente ano, que constou de prova de conhecimentos de português e matemática e depois realizaram um teste de suficiência física que atestou suas capacidades de nadarem por 25 metros e permanecer flutuando por 10 minutos.

 

 

Entre os dias 06 e 24 de maio, os 30 alunos aprovados no processo seletivo iniciaram o curso na Escola Municipal Pequenina Calixto das 18h às 22h. Com material de ensino por empréstimo e merenda escolar, estudaram as disciplinas atinentes ao curso quais sejam:

Navegação, manobra da embarcação e comunicações;

Construção naval, estabilidade e manuseio de cargas;

Motores, máquinas auxiliares e eletrotécnica; e

Segurança e Responsabilidades.

 

 

Como atividade extraclasse e contribuindo para o enriquecimento do conhecimento adquirido no período do curso, os alunos embarcaram numa escuna de transporte de passageiros no dia 24 de maio de 2019 e, por 3 horas, participaram de demonstrações de navegação, combate a princípio de incêndio, plotagem de pontos na carta náutica, uso do material de salvatagem e etc.

 

 

 

No dia 04 de maio de 2019, às 10h, na Casa de Cultura de Paraty, ocorreu a cerimônia de encerramento e entrega dos certificados e CIR presidida pelo Agente da Capitania dos Portos em Paraty, o Capitão-Tenente Ricardo. Os certificados de Proficiência (DPC-1034), atestando estarem devidamente qualificados com as competências definidas na Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW/78), como emendada, assim como as Cadernetas de Inscrição e Registro – CIR, com os assentamentos pertinentes, foram entregues, pessoalmente, e contou com a presença de amigos e familiares dos novos aquaviários.

 

 

 

Em suas palavras, o Agente ressaltou a importância da formação profissional realizada no âmbito da Marinha do Brasil, sobretudo no que tange as questões da salvaguarda da vida humana no mar, na segurança do tráfego aquaviário e a prevenção da poluição hídrica.