Seminário Marco Zero apresenta novos pesquisadores que trabalham com as Ciências do Mar
Leia Mais

Seminário Marco Zero apresenta novos pesquisadores que trabalham com as Ciências do Mar
Entre os dias 18 e 19 de abril, o Seminário Marco Zero, do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Recursos do Mar (REMAR), foi promovido no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo do evento foi promover o marco inaugural para apresentação dos projetos aprovados pelo PDPG, possibilitando a interação e a ampliação das pesquisas sobre o uso sustentável de recursos da Amazônia Azul e criando oportunidades para a interação entre docentes e pesquisadores.
A CAPES, em parceria com Marinha do Brasil, representada por meio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), lançou a chamada pública para cumprir as propostas previstas no Edital nº 35/2022- CAPES - PDPG – REMAR, que disponibilizou 28 bolsas de doutorado, no País, para 14 projetos de pesquisa, atendendo ao X Plano Setorial para os Recursos do Mar, incluindo a possibilidade de embarque em navios da Marinha.
Representando o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Marco Antônio Linhares Soares, afirmou que a CAPES foi muito receptiva na parceria de construção do edital e ressaltou a celeridade do processo que foi concluído em menos de um ano. “Já tínhamos um Plano Setorial de Recursos do Mar de quatro anos, adaptamos as ideias que resultaram no edital que foi lançado em 2022 e hoje temos profissionais que foram contemplados por seus méritos e projetos”.
Após processo de seleção da CAPES, sete propostas de projeto foram contempladas, abrangendo as seguintes áreas temáticas: Poluição Marinha - Acidificação dos oceanos & Microplástico (impactos e mecanismos de redução); Ciências Sociais e Humanas Aplicadas ao Mar & Direito do Mar; Planejamento Espacial Marinho & Gerenciamento Costeiro: Plano de Gestão & Infraestrutura de Dados; e Impactos e Riscos na Zona Costeira Associados às Mudanças Climáticas.
Para a Presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, foi uma satisfação ver esse sistema estratégico de capitanear pesquisadores desenvolver-se bem. “Nós da CAPES esperamos que esse seja o primeiro passo, esse foi um dos editais mais robustos dentro dessa temática do mar e espero que, ao final desse edital, tenhamos novos materiais de pesquisa e estudos valiosos”.
Mesa composta por representantes de instituições que contribuíram com palestras durante o seminário
Palestra sobre o mar
No segundo dia de evento, o Contra-Almirante Marco Antônio Linhares apresentou uma palestra sobre “A contribuição da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) para a formação de recursos humanos em ciência do mar”.
Durante a palestra, foram apresentadas as finalidades da CIRM, que é um órgão deliberativo e de assessoramento que orienta e coordena as ações relativas à consecução da Política Nacional para os Recursos do Mar.
Além disso, o Almirante Linhares reforçou os objetivos do Comitê Executivo para Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-MAR), que consolida e avalia a formação de pessoal em ciências do mar, por intermédio de cursos de graduação e pós-graduação, fortalecendo a qualificação de recursos humanos e promovendo o conhecimento sobre os componentes, processos e recursos dos ambientes marinho e costeiro.
Por fim, o Almirante Linhares afirmou que é necessário para uma nação ter uma massa crítica pensando 24 horas o mar. “O profissional do mar tem que inspirar as gerações futuras, seja no desenvolvimento, na prosperidade e na independência acadêmica que o mar pode trazer para o Brasil perante outros países”.
Assista ao vídeo sobre o evento.