Salvador recebe veleiro que refaz viagem de Charles Darwin

Leia Mais

Salvador recebe veleiro que refaz viagem de Charles Darwin

Expedição “DARWIN200” é uma jornada de conservação dos mares e oceanos, conectando passado e futuro
24/10/2023
Primeiro-Tenente (T) Tatiane Bispo
Salvador, BA

Conhecida dos livros de ciência, a “Teoria da Evolução”, desenvolvida pelo cientista britânico Charles Darwin, no século XIX, e que revolucionou os estudos sobre a origem das espécies, foi inspirada durante sua viagem de cinco anos ao redor do mundo, a bordo do navio H.M.S. “Beagle”. Quase dois séculos depois, a Expedição “DARWIN200” reproduz essa aventura, percorrendo os mesmos locais visitados pelo então jovem pesquisador, entre 1831 e 1836, incluindo a costa brasileira.

Dona de uma extensão de manguezais e de uma rica diversidade marinha, Salvador (BA) fez parte do itinerário no passado e é a quarta de 32 paradas da nova Expedição. Nessa viagem de dois anos, um dos mais importantes veleiros do mundo, o navio holandês “Oosterschelde”, percorrerá mais de 40.000 milhas náuticas (cerca de 64.000 km) entre quatro continentes. Na capital baiana, a embarcação permenece até 27 de outubro.

“A “DARWIN200” nos lembra que todos nós, marítimos e cidadãos do mundo, temos um papel vital na proteção dos mares, que são a vida de nosso planeta. É nossa responsabilidade garantir que as futuras gerações possam herdar a mesma maravilha que temos o privilégio de testemunhar”, explica o Capitão Gerbben Nab, do veleiro “Oosterschelde”, natural de Rotterdam, na Holanda.

 

 

A iniciativa não apenas homenageia a importante jornada de Darwin, mas também destaca a continuidade do interesse pela ciência e pela exploração das maravilhas naturais do planeta. Essa conexão entre o primeiro período de Darwin e a jornada atual do veleiro demonstra a importância duradoura de suas descobertas e a inspiração que elas continuam proporcionando para as gerações atuais de pesquisadores e cientistas.

Além da presença do veleiro, que está atracado no Porto de Salvador, estão ocorrendo diversas atividades no Terminal Marítimo Contermas, que visam apoiar iniciativas de conservação da biodiversidade e de educação ambiental para a sustentabilidade. Entre as atrações, estão exposições, biblioteca itinerante e apresentação de projetos.

Organizado pelo Governo do Estado da Bahia, o evento conta com a parceria da Marinha do Brasil (MB), Projeto Tamar, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), SENAI CIMATEC, entre outras instituições. A MB montou estandes da Base Naval de Aratu, Capitania dos Portos da Bahia, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e Serviço de Sinalização Náutica do Leste, além de abrir para visitação o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, no sábado e no domingo, para os credenciados. O navio da Marinha encontra-se em Salvador para participar do Exercício MINEX-23, que teve início ontem (23).

No dia 18, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia organizou uma mesa redonda com o tema “A Bahia na Década dos Oceanos”, quando o Superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Tiago Porto, reforçou o propósito de unir esforços na preservação dos oceanos. “A degradação dos ecossistemas marinhos, a poluição e as mudanças climáticas são ameaças que não respeitam fronteiras institucionais. Assim, reunimos diferentes instituições, incluindo a Marinha, as universidades, as organizações não governamentais, reconhecendo que a colaboração é a chave para a sustentabilidade dos oceanos”, afirmou.

A Coordenadora-Geral do Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marinez Sherer, enfatizou a relevância da iniciativa. “Esta década é uma oportunidade única de promover ações concretas para a conservação e uso sustentável dos oceanos. Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto para garantir que nossos recursos marinhos sejam protegidos para as gerações futuras, e eventos como este são fundamentais para alcançar esse objetivo”.

Saiba mais sobre a “DARWIN200”:

 

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias
//