Regata atrai turistas e reforça importância da preservação do mar

Leia Mais

Regata atrai turistas e reforça importância da preservação do mar

Evento chamou a atenção de quem caminhava pela Lagoa, no Rio
23/07/2023
Primeiro-Tenente (T) Ederson Soares
Rio de Janeiro, RJ
A bela manhã de céu azul e a magnífica vista da Lagoa Rodrigo de Freitas deram ainda mais brilho para a XIX Regata a Remo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), realizada neste sábado (22), em um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro. Organizada pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), a competição faz parte do Circuito Poder Marítimo e visa estimular a prática de um dos esportes mais tradicionais da Marinha do Brasil, fomentar a mentalidade marítima na sociedade e incentivar uma vida mais saudável. 
 
“Achei tudo muito bonito, divertido e interessante. Conhecemos alguns veículos e equipamentos, as crianças brincaram e ainda aprendemos bastante sobre o esporte. Ficamos impressionados com a dedicação, técnica e força das atletas. A mensagem que eu levarei para minha família é que precisamos cuidar mais das nossas águas”, disse Amanda Cristina da Silva, que está de férias no Rio com a filha Eloá e a sobrinha Safira.
 
Trabalho em equipe, higidez física e liderança: atividade trabalha diversos aspectos da vida militar - Imagem: SO-MO Johson
 
O evento teve a participação das categorias feminino, aspirante, sub e sênior. Houve também demonstração de remo costal e de remo de combate. Além da regata, o público conheceu equipamentos, barracas e veículos blindados da Marinha, e acompanhou a apresentação da Banda de Música do CFN.
 
“Somos do Espírito Santo e viemos visitar o Rio de Janeiro. Estávamos passando aqui em frente e decidimos assistir. Com isso tivemos a chance de conhecer um pouco do que a Marinha e os Fuzileiros Navais fazem, e isso foi muito importante. A experiência aumentou nosso entendimento sobre preservação do mar. Foi muito maneiro, como dizem os cariocas”, brincou Carlos Eduardo Sparti.
 
Mostruário com diversos equipamentos e meios operativos ficou em exposição para o público - Imagem: SO-MO Johson
 
“O Circuito Poder Marítimo é composto por nove etapas, que são disputadas por diversas Organizações Militares. Foi uma grande honra receber a população e uma ótima oportunidade de fortalecer a mentalidade marítima na sociedade, mostrando a importância da preservação e a necessidade do desenvolvimento de hábitos, atitudes e comportamentos no sentido de utilizar, de forma sustentável, as potencialidades do mar”, explica o Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Vannei de Almeida Silva Júnior.
 
O remo em escaler é uma atividade diretamente relacionada à Marinha e ao CFN. Esse tipo de embarcação era utilizada nas operações anfíbias até o advento das lanchas de desembarque, no século XX. A modalidade esportiva valoriza a tenacidade, a liderança, a camaradagem, a iniciativa, o trabalho em equipe, a combatividade e o vigor físico, aspectos inerentes às atividades dos Fuzileiros Navais.
 
Assista ao vídeo:
 
 
Galeria de fotos: 
  • Cerimônia de entrega de premiação aos vencedores - Imagem: SO-MO Johson
  • Militares formados para o Cerimonial à Bandeira - Imagem: SO-MO Johson
  • Militares de diversas Organizações Militares participaram da competição - Imagem: SO-MO Johson
Agência Marinha de Notícias