“Projeto Escola” ganha plataforma digital

Leia Mais

“Projeto Escola” ganha plataforma digital

11/03/2022
Primeiro-Tenente (RM2-T) Luciana Santos de Almeida
Brasília, DF

 

Mais de 70 mil estudantes da rede pública de ensino já foram beneficiados com o “Projeto Escola” que, em 2022, completa 24 anos de criação. Ação educativa mais longeva da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o projeto que beneficiava alunos do Rio de Janeiro (RJ) com visitas presenciais mediadas até março de 2020 – pausadas pela pandemia –, agora conta com uma plataforma digital que permite o acesso de alunos de todo o Brasil.

 

Por meio do site, é possível participar de atividades de arte-educação para despertar a criatividade, a integração do grupo e a troca de experiências, além de fazer um tour virtual pelos circuitos expositivos do Museu Naval, do Espaço Cultural da Marinha e da Ilha Fiscal, que ainda receberão novidades. “Ainda neste primeiro semestre, essas visitações em plataforma digital ganharão uma narração, que servirá de áudio-guia, reafirmando nosso compromisso com a inclusão”, disse o diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias.

 

Iniciativa da DPHDM e do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro, o “Projeto Escola” foi criado em agosto de 1998 para ampliar o conhecimento de alunos da Rede Pública de Ensino sobre a importância do Poder Naval na formação do Brasil. Em novembro de 2021, ganhou plataforma virtual, patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, com recursos da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), obtidos via Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

A plataforma digital inclui a visita em 360º ao Museu Naval e sua exposição de longa duração, “O Poder Naval na Formação do Brasil”; ao Espaço Cultural da Marinha, permitindo conhecer, entre outras atrações, o Navio-Museu Bauru, que participou da Segunda Guerra Mundial, o Submarino-Museu Riachuelo, e o Caça AF-1 Skyhawk, que atuou na Guerra do Golfo (1990-91); e, na Ilha Fiscal, às exposições “Amazônia Azul” e “Ilha Fiscal, um neogótico em terras tropicais”. Além disso, é possível se divertir com jogos educativos e ler a cartilha interativa, disponíveis no site.

 

 

                                                   DPHDM/“Projeto Escola”

O Projeto Escola ocorre nos circuitos expositivos de longa duração da DPHDM

 

Visitas presenciais

Só em 2019 – último ano de ações realizadas presencialmente –, cerca de 4,9 mil alunos de escolas públicas foram atendidos pelo projeto. Com as visitas, a Marinha do Brasil visa estimular o desenvolvimento da consciência marítima e o resgate da memória nacional entre os estudantes. “Trata-se de um investimento de cidadania e cultura para as gerações futuras”, afirma o diretor da DPHDM. 

 

Destinado a escolas da rede pública previamente agendadas e localizadas a uma distância de até 60 km do Complexo Cultural da Marinha, o projeto oferecia gratuitamente transporte escolar e lanche, além de uma foto da turma, como recordação, enviada por e-mail.

 

Agência Marinha de Notícias