Pessoas com deficiência vivenciam “Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro” no DF

Leia Mais

Pessoas com deficiência vivenciam “Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro” no DF

Público presente teve contato com a rotina dos militares, equipamentos operativos, músicas e oficinas marinheiras
16/09/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Luciana Almeida
Brasília, DF

Uma programação especial para pessoas com deficiência e suas famílias no Distrito Federal (DF). Assim foi a manhã deste sábado (16), com o evento “Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”, que aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB). Um dos principais objetivos da ação é promover a inclusão de pessoas com deficiência e de seus familiares, por meio da oportunidade de experimentar, de forma lúdica e supervisionada, um pouco da rotina de um militar da Marinha do Brasil (MB).

A ação, promovida pela MB em parceria com várias instituições, propiciou a integração entre o público e o ambiente naval, por meio de programas recreativos, esportivos, musicais e do contato com aspectos da cultura da Marinha. Entre os parceiros, participaram o Serviço Social do Comércio, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, o Empório Naval, a Associação Abrigo do Marinheiro e as Voluntárias Cisne Branco.

No evento, foram realizadas oficinas de nós e voltas (marinharia); camuflagem; pintura de rosto; sinalaria; passeio em viatura operativa leve, em viatura blindada e em lancha da Capitania Fluvial de Brasília; além da disponibilidade de jogos e brinquedos como infláveis, pedal kart e circuito de brinquedos retrô. Médicos e enfermeiros do Hospital Naval de Brasília também estiveram à disposição para atender alguma necessidade do público.


Oficina de pintura de rosto, com apoio das Voluntárias Cisne Branco, da Associação Abrigo do Marinheiro – Imagem: 1T (RM2-T) Luciana Almeida

Durante a programação, também foram realizadas atividades esportivas, apresentação da Banda Marcial, exibição de cães, distribuição de brindes e exposição de viaturas operativas e blindadas da MB. A participante Silma Souza, mãe do Pedro Henrique, de 5 anos, que tem síndrome de down e deficiência intelectual, contou como foi o dia para eles. “Todo ano, a gente vem pra cá e o Pedro ama ver os carros, os tanques. Inclusive, ele aprendeu a pedalar nesse mesmo evento no ano passado, no kart de pedal, e agora ele pedala maravilhosamente bem”, compartilhou a mãe orgulhosa. O pequeno Pedro também faz musicoterapia e possui vários instrumentos musicais em casa. Por conta dessa admiração pela área musical, durante a apresentação da Banda de Música do GptFNB, ele ficou sentado, prestando muita atenção o tempo todo.


Pedro Henrique se divertiu com instrumentos musicais da banda – Imagem: 1T (RM2-T) Luciana Almeida
 

Já as irmãs Carolina e Luana Martins participaram do evento pela primeira vez e contam que se divertiram bastante. “Minha irmã, deficiente auditiva, e eu não havíamos participado desse evento antes, e estamos gostando de tudo. Está sendo muito legal e muito divertido. O que eu mais gostei foi do blindado e minha irmã está ansiosa para andar de lancha”, contou.
Para o Comandante do GptFNB, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Marcelo Fortunato Henriger Rosa, a ação foi uma oportunidade de promover inclusão social e acolhimento. “Esse foi um evento muito especial para a Marinha do Brasil e, em particular, para o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, onde, no dia de hoje, recebemos pessoas com deficiência, que se sentiram acolhidas, e que puderam ver um pouquinho da vida do marinheiro e de um Fuzileiro Naval. Destaco que presenciar os pais felizes por verem seus filhos brincando e participando de atividades conosco é algo muito importante pra todos nós”, afirmou.


Público assiste à apresentação da Banda de Música do GptFNB – Imagem: 1T (RM2-T) Luciana Almeida
 

A primeira edição de “Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”, em 2017, era voltada apenas para pessoas com autismo. Atualmente, o evento expandiu-se e, agora, é aberto para indivíduos com todos os tipos de deficiência e suas famílias. A atração faz parte do Calendário de eventos do Corpo de Fuzileiros Navais.

Assista aos melhores momentos do evento:

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias