Participação da Marinha na Independência é tema de concurso de redação
Leia Mais

Participação da Marinha na Independência é tema de concurso de redação
Estão abertas as inscrições para estudantes de escolas públicas e privadas participarem do concurso de redação Operação "Cisne Branco", promovido pela Marinha do Brasil (MB). Nesta 45ª edição, que volta a ocorrer anualmente após a pandemia, alunos escrevem sobre a participação da Força Naval no processo de Independência do Brasil.
O evento literário acontece em nível nacional e seleciona as melhores redações de alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As escolas devem enviar à Marinha os textos escritos à mão pelos alunos, até o dia 28 de setembro.
Nesta edição, os alunos do Ensino Fundamental têm com tema: “A participação da Marinha na Independência do Brasil” e os do Ensino Médio: “Poder Naval e a Independência do Brasil: a consolidação da soberania pelo mar”.
As seleções e premiações acontecem em níveis. Os autores dos três melhores trabalhos em cada categoria (fundamental e médio), por escola, recebem diplomas e medalhas. Os selecionados, por cidade, recebem prêmios, e participam das etapas distrital e nacional do concurso. Os primeiros colocados, em nível distrital, recebem prêmios. E os selecionados, em nível nacional, são premiados com um notebook e uma visita ao Navio-Veleiro “Cisne Branco”, acompanhados dos responsáveis.
Vencedora do concurso 2019
A estudante Luana Cristine Martins Fortes, de 17 anos, foi a vencedora do último concurso, realizado em 2019, competindo com quase 20 mil participantes. A moradora da cidade de Belém, no Pará, se destacou com a melhor redação do Ensino Fundamental com o tema "O que eu faria se fosse Marinheiro?".
Como parte da premiação, a jovem embarcou para uma velejada na região marítima do Rio de Janeiro a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco”, em setembro do ano passado. “A experiência de conhecer o navio foi fantástica. Foi a minha primeira vez em uma velejada e tornou-se um momento inesquecível”. A adolescente, motivada pela mãe, Luciana Celly Mota Martins, a participar do concurso incentiva outros jovens. “Vale muito a pena vivenciar essa experiência. Nós aprendemos e temos momentos marcantes. Não deixem de participar”.
Estudante escreve sobre o papel da Marinha no processo da Independência do Brasil. Imagem: 2SGT-DA Flávia
Tradição Naval
A Operação “Cisne Branco”, promovida desde 1976, visa despertar nos jovens, pais e professores o interesse por temas relevantes para a MB e desenvolver uma mentalidade marítima no contexto da sociedade brasileira. Nas últimas edições, realizadas em 2017, 2018 e 2019, participaram 1.420 escolas, com mais de 50 mil redações.
Para mais informações, acesse: https://www.marinha.mil.br/operacao-cisne-branco