Operação Sorriso atende população em Mossoró (RN)

Leia Mais

Operação Sorriso atende população em Mossoró (RN)

Mais de mil atendimentos de crianças e adultos com fissura labiopalatina foram realizados com apoio da Marinha
24/01/2023
Primeiro-Tenente Ana Carmem do Nascimento Silva de Lima
Natal, RN

Respirar, sorrir, falar e se alimentar são ações aparentemente simples, porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada três minutos uma criança nasce no mundo com fissura labial e/ou palatina. É o caso de Jean Carlos M. Lopes, natural de Mossoró, que começou a jornada para a  correção de fissura no palato em 2017, quando tinha 23 anos. Hoje, aos 29, Jean passa pela quinta cirurgia e relata com júbilo o procedimento. 

“É a quinta vez que participo da Operação Sorriso. Primeiramente, agradeço a Deus por essa rica oportunidade, pois tenho vivenciado vários momentos bons e alegres graças ao sorriso que, agora, é presente em minha face. Essa Operação, para mim, coloca sorriso nos lábios daqueles que precisam”, explica.

O procedimento realizado em Jean faz parte de uma das 58 cirurgias realizadas, nesta edição, pela Operação Sorriso do Brasil (OSB), que contou com o apoio da Marinha do Brasil (MB). A Operação, que iniciou dia 16 de janeiro,  encerra-se hoje (24), no município de Mossoró, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte (RN), contabilizando, ao todo, 1.200 atendimentos. 

As triagens dos pacientes ocorreram no primeiro dia, no Centro Especializado em Reabilitação Benômia Maria Rebouças, enquanto que as cirurgias se deram nos dias seguintes, no Hospital Wilson Rosado. 

As consequências dessas fendas acarretam, além de preconceitos, impactos diretos na qualidade de vida de crianças e adultos, que, não raro, não têm acesso a clínicas ou hospitais e nem recurso financeiro para realizarem cirurgias corretivas.

Nesta edição da Operação, por intermédio do Comando do 3º Distrito Naval, foram empregados militares das organizações de Natal (RN), Areia Branca (RN) e Fortaleza (CE), no apoio logístico e na triagem dos pacientes que pleiteavam cirurgias. O auxílio ocorreu no transporte de material cirúrgico, no controle do fluxo e na condução de pacientes, com os respectivos acompanhantes, até o local das cirurgias. 

O Agente da Capitania dos Portos em Areia Branca, Capitão-Tenente Elcimar Machado da Silva, ressaltou a importância do trabalho conjunto. “A parceria firmada entre a Força Naval e a Operação Sorriso é muito gratificante. Toda a ação voluntária é bastante louvável e a Marinha faz questão de sempre estar apoiando ações dessa natureza”.

OSB e Marinha
A OSB é uma organização médica voluntária, dedicada a reunir profissionais para operar gratuitamente cidadãos com fissura labial e fenda palatina. A coparticipação da Marinha com a Operação Sorriso é realizada desde 2008, quando a Força iniciou o apoio às missões em todo o País. De acordo com a Diretora Executiva da OSB, Cristina Murachco, a Operação busca contribuir para que o paciente exerça sua plena cidadania, oferecendo atendimento cirúrgico e multidisciplinar para sua reabilitação. 

“Sinto-me realizada por conseguirmos oferecer oportunidade de cigurgias gratuitas para pessoas com fissura labiopalatina, devolvendo-lhes o sorriso e a autoestima e, assim, contribuindo para seu desenvolvimento como cidadãos”, afirmou  a Diretora.

 


Militares do Comando do 3º Distrito Naval orientam pacientes e acompanhantes durante a Operação Sorriso, em Mossoró, RN - Imagem: Marinha do Brasil

 
Agência Marinha de Notícias