Operação interagências da GLO apreende 1,3 tonelada de cocaína no Porto do Rio

Leia Mais

Operação interagências da GLO apreende 1,3 tonelada de cocaína no Porto do Rio

Droga foi encontrada com ajuda de cães farejadores da Marinha do Brasil e da Receita Federal
28/03/2024
Agência Marinha de Notícias
Rio de Janeiro, RJ

Em ação interagências realizada entre ontem e hoje (28), foi apreendida 1,3 tonelada de cocaína em contêineres localizados na multiterminal do Porto do Rio de Janeiro. Durante uma inspeção em contêineres realizada pela Receita Federal do Brasil (RFB), no contexto da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a droga foi detectada dentro de sacos de café. A Marinha do Brasil (MB) foi acionada para reforçar a ação. Na tarde desta quinta-feira, Receita Federal e Marinha do Brasil realizaram inspeção nos demais contêineres. Nada mais foi encontrado.

De acordo com informações preliminares, a droga tinha como destino o Porto da Antuérpia, na Bélgica. O material, que estava escondido em 48 sacas de café, foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá, no Centro do Rio. A apreensão, avaliada em mais de R$ 330 milhões, foi a primeira deste tipo, registrada em 2024, no porto. Foram necessárias quatro horas para a contabilização de todo material apreendido.

Com auxílio de cães farejadores, os agentes descobriram que a cocaína estava escondida em parte das sacas do produto. Na operação, foram empregados militares da MB, viaturas e um destacamento com cães de faro, que atuaram com as demais agências e órgãos, como a Receita Federal, Polícia Federal e a Guarda Portuária do Porto do Rio de Janeiro.

O comando da Operação “Lais de Guia” incentiva a colaboração de todos, com informações que auxiliem em novas apreensões, por meio do canal do DISQUE DENÚNCIA, pelo telefone 181. As denúncias são recebidas 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Para saber sobre o andamento das denúncias, basta informar ao atendente a senha fornecida na primeira ligação.


Atuação do destacamento de cães de faro na ação - Imagem: Marinha do Brasil

“Lais de Guia”

A ação no Porto do Rio contou com o apoio de militares da MB, pois aconteceu durante o período de validade do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que permite a atuação de militares das Forças Armadas na prevenção de delitos em fronteiras, portos e aeroportos.

Desde o dia 6 de novembro de 2023, militares da MB estão sendo empregados no fortalecimento das ações de prevenção e repressão a delitos, como o tráfico de drogas e de armas, no âmbito da operação de GLO, prevista para durar até 3 de maio de 2024, conforme o Decreto Nº 11.765, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de novembro de 2023.

Por meio da Operação “Lais de Guia”, nomeada em referência ao nó marinheiro conhecido por sua utilidade e confiabilidade, a Marinha atua em coordenação com órgãos de Segurança Pública nas áreas terrestres e marítimas dos portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP).

Assista ao vídeo:

Agência Marinha de Notícias