Oficiais da Marinha do Brasil capacitam militares mexicanos para operações de paz da ONU

Leia Mais

Oficiais da Marinha do Brasil capacitam militares mexicanos para operações de paz da ONU

Militares brasileiras integraram Equipe Móvel de Treinamento do COpPazNav
16/02/2024
Agência Marinha de Notícias
Huehuetoca, México

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), da Marinha do Brasil, enviou ao México uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT), composta pelas Capitães de Mar e Guerra (Quadro Técnico) Monica Thüler, Carla Daniel e Nilza Barros para conduzir, no período de 5 a 9 de fevereiro, o Curso de Conselheira de Gênero, que visa preparar militares que atuarão como conselheiras ou pontos focais de gênero em operações de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

O curso foi ministrado nas instalações do Centro de Treinamento Conjunto de Operações de Paz do México (CECOPAM) e contou com a participação de 30 militares, entre oficiais e praças das Forças Armadas mexicanas, sendo 19 mulheres e 11 homens, que estão intencionados para atuar em missão de paz da ONU, seja em alguma função individual ou integrando a Companhia de Engenheiros Conjunta do México para Operação Paz (CICOMPAZ). Também fizeram parte do grupo de alunos alguns militares lotados no próprio CECOPAM, que aproveitaram a oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre os assuntos relacionados à Agenda Mulheres, Paz e Segurança da ONU, que ressalta a importância da participação de mulheres no processo de alcance e manutenção da paz nos locais de conflito.

O curso de Conselheira de Gênero está fundamentado nas Resoluções 1325 e 2242 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que prescrevem aos Estados-Membros a aplicação da perspectiva de gênero nas atividades militares de manutenção da paz. Também com base nessas resoluções, a ONU definiu como padrão que cada unidade militar desdobrada em uma missão de paz tenha pelo menos um ponto focal de gênero.

Em campo, as Conselheiras de Gênero atuam na promoção da participação feminina em todas as áreas relacionadas às missões de paz, o que inclui não apenas a presença física, mas também a voz ativa e a influência nas decisões e processos. Outra frente de atuação das Conselheiras consiste na prevenção e resposta à violência sexual relacionada a conflitos.

 


Apresentação dos trabalhos dos alunos durante o curso - Imagem: Marinha do Brasil

De acordo com o Adido Militar de Defesa do Brasil no México, Coronel Marcio de Lima Ribeiro, o México tem feito grandes investimentos na área de operações de paz, principalmente no preparo de suas unidades. Segundo o Adido Militar, a expectativa para a chegada da EMT do COpPazNav era grande, visto que as Forças Armadas do país estão focadas em atender aos requisitos atuais de paridade e transversalização de gênero.

O Capitão Pedro Martinez, integrante da CICOMPAZ, afirmou que, apesar do treinamento que os integrantes da referida Companhia já haviam recebido, a experiência e a prática compartilhadas pelas instrutoras do COpPazNav ajudou os integrantes a compreenderem melhor muitos aspectos da tarefa desempenhada por uma Conselheira de Gênero.

 


Oficiais brasileiras participam da cerimônia de hasteamento da Bandeira do Brasil diariamente nas instalações do CECOPAM- Imagem: Marinha do Brasil

Nas palavras do Diretor do CECOPAM, Coronel Jose Marcellino Badillo Betancourt, “as Forças Armadas Mexicanas possuem militares do sexo feminino em suas fileiras desde a década de 90, mas o grande salto foi dado em 2007, quando foi permitida a entrada de mulheres na Academia Militar. Atualmente, estamos diante de outro grande avanço no que diz respeito à participação de mulheres no meio militar: atuar em missões de paz."

 


Iniciativa aproveitou a experiência das militares da MB que já participaram de operações de paz - Imagem: Marinha do Brasil

O curso foi encerrado em cerimônia presidida pelo Diretor do Centro e com a participação de um representante da Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA), Tenente-Coronel Leopoldo Tenorio Torres, que agradeceu o apoio do Brasil neste momento importante em que o México prepara seu primeiro contingente para ser desdobrado em missão de paz. Ele acredita que a parceria está sendo profícua e espera que os países possam estreitar ainda mais os laços no que diz respeito ao preparo e adestramento de militares.

 


Discurso do Comandante do CECOPAM durante a cerimônia de encerramento - Imagem: Marinha do Brasil

Na avaliação da Capitão de Mar e Guerra (Quadro Técnico) Carla Daniel, “o curso foi uma experiência ímpar. Os alunos estavam ansiosos para aprender e foram muito dedicados. Surpreendeu a qualidade dos trabalhos que foram apresentados. Além disso, fomos tratadas com grande deferência por parte do CECOPAM, inclusive a Bandeira do Brasil era hasteada todos os dias”.

 


Capitães de Mar e Guerra Nilza Barros, Monica Thüler e Carla Daniel - Imagem: Marinha do Brasil

COpPazNav

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) foi criado em 2008 e prepara militares da Marinha do Brasil (MB), de outras Forças Armadas, Forças Auxiliares e militares de Nações Amigas, assim como civis dos quadros de servidores da própria Força Naval e de outros órgãos e instituições, para as operações de paz.

 


COpPazNav: referência no treinamento para as missões de paz da ONU - Imagem: Marinha do Brasil

O COpPazNav possui papel de grande relevância, como centro depositário e disseminador de conhecimentos e experiências adquiridas no âmbito das operações de paz e humanitárias, contribuindo com o Setor Operativo da MB. Além disso, é o vetor de organização e execução de eventos, de alcance nacional e internacional, da MB no âmbito das operações de paz e humanitárias, contribuindo para o pensamento e a formulação de doutrina para tais operações.

Nos anos de 2020, 2021 e 2023, o COpPazNav recebeu da ONU o certificado de reconhecimento para três dos seus cursos: respectivamente, para o Curso de Operações de Paz de Caráter Naval (UN MTF, sigla em inglês); para o Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas (UN MRU, sigla em inglês); e para o Curso de Inteligência em Operações de Paz (UN MPKIO, sigla em inglês). Tais certificados atestam para a comunidade internacional a excelência do trabalho realizado pelo COpPazNav, consolidando a sua vocação como centro de referência no treinamento para as missões de paz das Nações Unidas. O COpPazNav é, atualmente, o único Centro no mundo a possuir a certificação para os dois primeiros cursos (UN MTF e UN MRU) e, junto com o Centro do Quênia, é um dos dois únicos Centros com a certificação do Curso de Inteligência.

“Cada Centro de Operações de Paz no mundo é único em suas experiências e, por isso mesmo, parcerias como essa são oportunidades ímpares para troca de conhecimento e crescimento. Além dos certificados internacionais emitidos pelo setor de treinamento da ONU para três dos nossos cursos, contamos com instrutoras mulheres que atuaram como Conselheiras de Gênero na MINUSCA, o que é o diferencial do COpPazNav e que motivou o convite do México para envio da nossa Equipe Móvel de Treinamento. Ficamos muito honrados com o convite e fomos muitíssimo bem recebidos por todos os militares do CECOPAM. Estamos planejando novas oportunidades de parcerias entre os dois Centros”, destacou o Comandante do COpPazNav, Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Tarick Taets.
 

Agência Marinha de Notícias