Navios da Marinha recebem 17,4 mil visitantes no fim de semana

Leia Mais

Navios da Marinha recebem 17,4 mil visitantes no fim de semana

Meios navais ficaram atracados em Salvador (BA), Maceió (AL) e Vitória (ES)
29/01/2024
Agência Marinha de Notícias
Salvador, BA

Neste domingo (28), o maior navio de guerra da América Latina - Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” - e quatro fragatas da Esquadra brasileira estiveram abertos à visitação pública nos portos das cidades de Salvador (BA) e Maceió (AL). Os meios navais estão participando da Operação “Aspirantex“ 2024, que é dividida em duas etapas: exercícios operativos no mar, com a participação dos Aspirantes da Escola Naval, e ações sociais em apoio ao Estado.

Na capital baiana, o NAM “Atlântico” e as Fragatas “Liberal” e “Independência” receberam cerca de 11.100 pessoas. Além dos navios, os visitantes também conheceram viaturas blindadas dos Fuzileiros Navais, helicópteros da Marinha do Brasil (MB) e equipamentos de uso militar, como aeronaves remotamente pilotadas, míssil anti-aéreo e armamento para tiro de precisão e de combate em ambiente confinado.

O baiano Manoel Lima Júnior, de 39 anos, compartilhou o sentimento de conhecer os navios da MB: “Tem toda uma história que as Forças Armadas vêm desenvolvendo desde o Brasil colônia. A Marinha nos remete ao passado e também nos apresenta um futuro com segurança. As Forças Armadas são sinônimo de orgulho para o povo brasileiro”.

As Fragatas  “Constituição” e “União”, atracadas em Maceió (AL), registraram a presença de 4.900 pessoas. Para Edvan Maurício da Silva, que trabalha na área de segurança privada, o dia foi de grande aprendizagem: “Sempre vi filmes e documentários sobre navios de guerra. Hoje, eu vim aqui tirar algumas dúvidas, ‘matar’ as minhas curiosidades sobre armamento, defesa e ataque”.

Já no sábado (27), 1.320 crianças e adultos estiveram a bordo da Fragata “Defensora”, que esteve atracada em Vitória (ES), onde também esteve aberta à visitação. Nesta segunda-feira (29), os navios da Esquadra partem em direção ao Rio de Janeiro (RJ), para realizar a última etapa da Operação “Aspirantex” 2024. No percurso, os meios navais e aeronavais da MB farão treinamentos operativos, de caráter estritamente militar.

 

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias