Navios da Marinha recebem 17,4 mil visitantes no fim de semana
Leia Mais
Navios da Marinha recebem 17,4 mil visitantes no fim de semana
Neste domingo (28), o maior navio de guerra da América Latina - Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” - e quatro fragatas da Esquadra brasileira estiveram abertos à visitação pública nos portos das cidades de Salvador (BA) e Maceió (AL). Os meios navais estão participando da Operação “Aspirantex“ 2024, que é dividida em duas etapas: exercícios operativos no mar, com a participação dos Aspirantes da Escola Naval, e ações sociais em apoio ao Estado.
Na capital baiana, o NAM “Atlântico” e as Fragatas “Liberal” e “Independência” receberam cerca de 11.100 pessoas. Além dos navios, os visitantes também conheceram viaturas blindadas dos Fuzileiros Navais, helicópteros da Marinha do Brasil (MB) e equipamentos de uso militar, como aeronaves remotamente pilotadas, míssil anti-aéreo e armamento para tiro de precisão e de combate em ambiente confinado.
O baiano Manoel Lima Júnior, de 39 anos, compartilhou o sentimento de conhecer os navios da MB: “Tem toda uma história que as Forças Armadas vêm desenvolvendo desde o Brasil colônia. A Marinha nos remete ao passado e também nos apresenta um futuro com segurança. As Forças Armadas são sinônimo de orgulho para o povo brasileiro”.
As Fragatas “Constituição” e “União”, atracadas em Maceió (AL), registraram a presença de 4.900 pessoas. Para Edvan Maurício da Silva, que trabalha na área de segurança privada, o dia foi de grande aprendizagem: “Sempre vi filmes e documentários sobre navios de guerra. Hoje, eu vim aqui tirar algumas dúvidas, ‘matar’ as minhas curiosidades sobre armamento, defesa e ataque”.
Já no sábado (27), 1.320 crianças e adultos estiveram a bordo da Fragata “Defensora”, que esteve atracada em Vitória (ES), onde também esteve aberta à visitação. Nesta segunda-feira (29), os navios da Esquadra partem em direção ao Rio de Janeiro (RJ), para realizar a última etapa da Operação “Aspirantex” 2024. No percurso, os meios navais e aeronavais da MB farão treinamentos operativos, de caráter estritamente militar.