Navios da Esquadra recebem mais de 16 mil visitantes em Salvador

Leia Mais

Navios da Esquadra recebem mais de 16 mil visitantes em Salvador

Evento ocorreu neste domingo (24), das 9h às 16h, no Terminal Marítimo Contermas
25/09/2023
Primeiro-Tenente (T) Taise da Silva Oliveira
Salvador, BA

Em proveito da Operação “Tropicalex”, que ocorre na área marítima entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), navios da Esquadra brasileira abriram as portas e receberam o público na capital baiana, neste domingo (24), das 9h às 16h. Mais de 16.600 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o maior navio de guerra da Marinha, além das Fragatas “Constituição”, “Independência” e “União”.

O estudante Alisson Santos Almeida, 23 anos, foi o primeiro a chegar para visitar os navios. O jovem chegou às 7h, junto da irmã, ao local da visitação. “Quando eu soube que a Marinha ia abrir os navios para visitação, eu fiquei muito feliz. Pensei logo em fazer uma surpresa a minha irmã. O sonho dela é ser da Marinha”. Para Giselle Santos, 11 anos, o dia foi muito especial. “Meu irmão me fez essa surpresa linda. Conhecendo os navios da Marinha, aumenta a minha vontade de estudar para ser uma marinheira”.


Irmãos são os primeiros a chegar ao Terminal Marítimo para visitar os navios da Marinha – Imagem: 2SG-AR Boaventura

Já o comerciante José Manuel, morador da cidade, aproveitou a oportunidade para trazer a família para conhecer os navios. “Nós adoramos a visita. O navio é enorme, trouxe meu pai e meus filhos e estamos curtindo bastante esse passeio em família. Gostaríamos que os navios ficassem mais tempo, para aproveitarmos mais”.


José Manuel e familiares no convoo do NAM “Atlântico” – Imagem: 2SG-AR Boaventura

Durante a visitação, o público pôde conhecer as partes internas e externas das Fragatas, além de aprender sobre a rotina de bordo. No NAM “Atlântico”, os visitantes conheceram o convoo, as aeronaves SH-16 Seahawk, do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, e o convés de viaturas, onde estavam expostos materiais sobre controle de avarias, de mergulho e de manobras de operações aéreas. Para o Comandante do NAM “Atlântico”, Capitão de Mar e Guerra Eugenio Campos Huguenin, a visitação pública é sempre uma ocasião muito oportuna para receber a população. “É uma grande oportunidade de aproximar a sociedade e a Marinha do Brasil, deixando uma boa impressão naqueles que visitam pela primeira vez os nossos navios. Pelo elevado número de visitantes e pela percepção positiva que tivemos junto deles, podemos confirmar que atingimos o nosso objetivo”.

 

Navios visitados

Os quatro navios abertos à visitação pública ficam sediados na cidade do Rio de Janeiro. O NAM “Atlântico”, o Capitânia da Esquadra, tem como tarefas projetar poder sobre terra, pelo mar e pelo ar. Por suas capacidades aéreas e de transporte de cargas, também é empregado em missões de caráter humanitário, operações de manutenção de paz e no auxílio a vítimas de desastres naturais, como o ocorrido em fevereiro deste ano, em São Sebastião, litoral de São Paulo.

As Fragatas “Constituição”, “Independência” e “União”, pertencentes à classe “Niterói”, são navios de guerra de emprego geral, também utilizados como escolta, devido ao armamento que possuem. Também representam o País em comissões no exterior e participam de operações marítimas ao lado de outras marinhas.

 

Operação “Tropicalex”

Iniciada na última segunda-feira (18), a Operação “Tropicalex” 2023 se estenderá até o dia 29 de setembro, na área marítima compreendida entre Rio de Janeiro e Salvador, com o propósito de incrementar o nível de treinamento e elevar a prontidão dos navios, submarinos e aeronaves da Esquadra. Durante a “Tropicalex”, serão realizados exercícios de operações de guerra naval, como ações de superfície, aéreas, de submarinos, de guerra eletrônica e de guerra cibernética, além de Patrulha Naval na Amazônia Azul.

Assista ao vídeo:

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias