Militares da Marinha viabilizam resgate de índios Yanomami para atendimento de saúde

Leia Mais

Militares da Marinha viabilizam resgate de índios Yanomami para atendimento de saúde

Ação está inserida no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte
30/08/2023
Primeiro-Tenente (T) Nathalia Barbosa
Boa Vista, RR

No âmbito da Operação “Ágata Fronteira Norte”, militares do Grupo de Comandos Anfíbios (GruCAnf), integrantes do Grupo-Tarefa Operações Especiais, da Força Naval Componente, localizaram, em 26 de agosto, oito indígenas, entre adultos e crianças, com demanda de atendimento de saúde na região de Kayanaú, na Terra Indígena Yanomami (TIY), a 250 km de Boa Vista, Roraima. A evacuação dos Yanomami aconteceu em 28 de agosto e foi possível graças à articulação entre a Marinha do Brasil (MB), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).

Os militares da MB estavam na TIY para a Operação Thekype, uma das ações de repressão aos crimes transfronteiriços e ambientais da Operação “Ágata”, na região de Roraima. Ao serem informados da situação de saúde dos indígenas, o GruCAnf e o servidor da FUNAI, que acompanhava a operação, acionaram a SESAI, para onde os indígenas foram levados e onde se encontrava uma equipe médica.

A Operação Thekype foi mais uma das ações de combate ao garimpo ilegal na TIY, realizada na Operação Ágata Fronteira Norte, e contou, além dos militares da MB, com agentes da FUNAI, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Polícia Federal (PF). Entre os dias 24 e 26 agosto, além de viabilizar a evacuação dos indígenas, foram retirados de circulação equipamentos e materiais de uso na atividade de garimpo ilegal. Até o momento, a Operação já obteve uma redução de 95% dessas atividades.

 

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias