Militares da Marinha são homenageados com a Imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar

Leia Mais

Militares da Marinha são homenageados com a Imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar

Militares foram Medalhistas dos Jogos Pan-Americanos - Santiago 2023
11/12/2023
Agência Marinha de Notícias
Rio de Janeiro, RJ

Em cerimônia realizada no dia 9 de dezembro, na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, atletas das Forças Armadas que foram medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago - 2023 foram homenageados com a condecoração da Medalha Mérito Desportivo Militar.

Do total de 57 atletas medalhistas presentes, destacam-se os 23 militares do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), desenvolvido há 10 anos, com a finalidade de contribuir para transformar o Brasil em potência olímpica.

Dentre os agraciados da Marinha, destaca-se o Sargento da Marinha Guilherme Costa, atleta da natação que conquistou 4 medalhas de ouro: 400m livres; 800m livres; revezamento 4x200m livres; e 1500m livres.

O Resultado alcançado nos Jogos Pan-Americanos ficou marcado para o esporte brasileiro, pois foi a melhor campanha realizada desde o seu início. Os brasileiros conquistaram um total de 205 medalhas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. As Forças Armadas, por meio de atletas integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), contribuíram com mais de 48% desse total.

O Sargento da Marinha Luiz Altamir, atleta da natação, destacou: "Me sinto muito feliz e honrado de fazer parte de um Programa que propicia total suporte aos atletas e ainda o reconhecimento após conquistas alcançadas no Pan-Americano. A entrega da Medalha de Mérito Desportivo concedido pelas Forças Armadas é um evento que marca esse reconhecimento e prestígio".

A Medalha Mérito Desportivo Militar foi criada por meio do decreto nº 5.958, de 7 de novembro de 2006. O objetivo é premiar militares e civis brasileiros e estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do País. A honraria também é concedida àqueles que tenham apoiado o MD no cumprimento de suas missões constitucionais.

O evento foi presidido pelo Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro. A solenidade contou com a presença do Ministro de Esporte, André Fufuca, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, membros do Almirantado e demais autoridades civis e militares.

Nas palavras que dirigiu aos presentes, o Ministro da Defesa enalteceu o seguinte: "Essas medalhas significam a gratidão da sociedade por eles (atletas) representarem aquilo que nós desejamos: a disciplina, o respeito, a educação. E eles prestam continência na hora em que recebem as medalhas no pódio também com um sentimento de gratidão à sociedade brasileira, que ajuda para que eles tenham chegado até aqui e ao governo brasileiro que os tem apoiado".
 

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias