Militares da Marinha apreendem cerca de 1,3 tonelada de drogas no Amazonas

Leia Mais

Militares da Marinha apreendem cerca de 1,3 tonelada de drogas no Amazonas

A substância estava em uma embarcação no rio Solimões e será entregue à Polícia Federal
27/09/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Luciana Almeida
Brasília, DF

Militares da Marinha do Brasil, que atuam na Operação “Ágata”, apreenderam cerca de 1,3 tonelada de “skank” e 90,78 kg de pasta base de cocaína em uma embarcação regional no rio Solimões, nas proximidades da cidade de Fonte Boa (AM). A droga foi descoberta nesta terça-feira (26), quando o navio-patrulha da MB realizava ações de Patrulha e Inspeção Naval. Dois suspeitos foram detidos e entregues à Polícia Civil. O material apreendido será encaminhado à Polícia Federal, em Manaus.

A droga teria sido repassada aos suspeitos por outra embarcação de bandeira colombiana, “RR-Lobo”, que havia saído da cidade de Letícia, na Colômbia, nas proximidades de Tabatinga. O destino seria a cidade colombiana de La Pedrera, no Rio Japurá, acima da localidade de Vila Bittencourt (próximo à fronteira Brasil-Colômbia).

De acordo com o comandante do navio-patrulha da MB, a embarcação colombiana também foi abordada pelos militares, mas nada foi encontrado.

“Para encontrar as substâncias ilícitas, contamos com o trabalho de cães treinados para reconhecimento de entorpecentes e para atestar as substâncias ilícitas foi utilizado um kit de narcoteste”, explicou.

A Operação “Ágata” visa reprimir crimes transfronteiriços e ambientais na área de fronteira. Também integra a operação um navio de assistência hospitalar, que realiza ações de assistência médica e odontológica nas comunidades ribeirinhas do rio Japurá.


As drogas apreendidas serão entregues à Polícia Federal em Manaus (AM). Imagem: MB

Agência Marinha de Notícias
//