Marinha socorre tripulante de navio mercante estrangeiro

Leia Mais

Marinha socorre tripulante de navio mercante estrangeiro

Um navio e uma aeronave da Esquadra brasileira resgataram o enfermo no litoral do RJ
07/12/2023
Capitão-Tenente (T) Simone Rezende Brandão
Niterói, RJ

Nesta terça-feira (5), a Esquadra brasileira deslocou a Fragata “Defensora” e a aeronave AH-11B Super Lynx para realizarem o resgate e socorro de um tripulante enfermo do navio mercante “Anemos”, de bandeira das Ilhas Marshall, localizado a cerca de 1.460 km da costa do Rio de Janeiro (RJ).

Após a Evacuação Aeromédica (EVAM) do navio mercante para a Fragata, o tripulante, que apresentava quadro de saúde grave, recebeu acompanhamento médico a bordo, enquanto a “Defensora“, em razão da complexidade do caso, deslocava-se com a máxima velocidade possível, a fim de concluir o traslado do paciente para um hospital no Rio de Janeiro.


Assistência médica ao tripulante enfermo na Fragata “Defensora”

No ínicio da noite de ontem (6), a aeronave AH-11B foi lançada do navio para o Aeroporto de Jacarepaguá, onde o enfermo foi encaminhado para a ambulância que seguiu para o hospital, no bairro de Laranjeiras. “Esperamos que o tripulante do ’Anemos’ tenha uma pronta recuperação e retorne às suas atividades no mar. Foi uma satisfação enorme para mim e minha tripulação termos conduzido essa operação de socorro e contribuído para a salvaguarda da vida humana no mar. Os homens do mar sempre se ajudam”, declarou o Comandante da “Defensora”, Capitão de Fragata Gustavo Almeida Matos de Carvalho, ao cumprir a missão.

Cabe destacar que a EVAM foi coordenada pelo Salvamar Sueste, estrutura orgânica que coordena atividades de Busca e Salvamento no mar na área de jurisdição do Comando do 1º Distrito Naval.

Assista ao vídeo:

Agência Marinha de Notícias